25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 27 de Agosto de 2013, 11:19 - A | A

Terça-feira, 27 de Agosto de 2013, 11h:19 - A | A

Operação Balista

Policial militar condenado por envolvimento em assaltos em MT pede para recorrer em liberdade

O militar foi condenado junto com outros sete corréus pela acusação nos fatos investigados pela Operação Balista, da Polícia Federal, realizada em abril de 2011.

da Redação VG Notícias com STF

A defesa do policial militar Reverton Nobres da Silva, condenado a 18 anos, 11 meses e 22 dias de prisão por participação em quadrilha envolvida com roubo de cargas, a caixas eletrônicos e assaltos a bancos no Estado de Mato Grosso, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo Habeas Corpus (HC 118981) para que ele aguarde em liberdade o julgamento da apelação. O militar foi condenado junto com outros sete corréus pela acusação nos fatos investigados pela Operação Balista, da Polícia Federal, realizada em abril de 2011.

Ele está preso na Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger desde 6 de abril de 2011, por determinação do juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande. O juiz daquela comarca negou ao réu o direito de recorrer em liberdade levando em conta a periculosidade dele por envolvimento em roubo qualificado em continuidade delitiva, furto qualificado, formação de quadrilha e porte irregular de arma de fogo de uso restrito.

Segundo a defesa, a manutenção da prisão antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, “somente se justifica quando apoiada na efetiva demonstração da ocorrência de pelo menos uma das hipóteses autorizativas previstas no artigo 312 do Código de Processo Penal, pois constitui medida de caráter excepcional, em razão do princípio da presunção de inocência”.

No habeas corpus impetrado no STF, a defesa do policial argumenta falta de fundamentação prevista no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP) para manter a prisão preventiva e negar o direito de seu cliente recorrer da sentença em liberdade, razão pela qual pede a concessão de liminar para que o militar seja solto.

A defesa do militar já havia impetrado HC no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) para questionar a prisão, mas o pedido foi negado. Em seguida, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também rejeitou o pedido de soltura do condenado. No STF, o habeas corpus está sob relatoria da ministra Rosa Weber.

Entenda o caso: Reverton Nobres da Silva, e outro policial militar, Elson Luis da Silva Moraes, foram presos na operação "Balista" deflagrada pela Polícia Federal. Eles são acusados de atuarem diretamente em furtos, roubos e arrombamentos de caixas eletrônicos.

Além deles, outras 16 pessoas foram presas na operação: Edinho Rodrigues de Macedo, Fábio de Jesus Barbosa Junior, Gefti Ferneda, Michael Queiroz de Araujo, Vagner Souza Silvestre, Luis Barreto Leite, Lissandro Paternez Martins, Romildo Fernandes da Silva, Airis Gonzaga da Silva, Ronaldo Lemes da Silva, Jéssica Paola Ramos de Arruda, Liz Angélica Paternez Martins e Ana Cristina Pereira da Silva.

Em outubro de 2010, os denunciados se juntaram com a finalidade de praticar uma série de crimes, transformando-se em um grupo estável e organizado, com divisão de tarefas entre seus membros. O bando foi descoberto após a quebra de sigilo telefônico dos seus membros, autorizada pelo Juízo da Segunda Vara Criminal. Os crimes consistiam, em sua maioria, no roubo e furto a caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais, roubo de caminhões e tráfico de drogas e medicamentos sujeitos a controle especial.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760