26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 13 de Março de 2016, 06:48 - A | A

Domingo, 13 de Março de 2016, 06h:48 - A | A

PELO SUS

MT realiza a 1ª cirurgia contra Parkinson

Dona de casa de 48 anos estava na fila do SUS e já apresenta melhora

G1.com

Uma dona de casa de 48 anos foi a primeira paciente a passar pela cirurgia de Parkinson pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A doença que não tem cura e atinge milhares de pessoas no país afeta o sistema nervoso central e prejudica o movimento do paciente, geralmente causando tremores. Esse é o caso da dona Jucineide Dias de Morais, diagnosticada com o mal de Parkinson aos 38 anos de idade.

Jucineide sofria com tremores que, com o passar dos anos, se tornaram incontroláveis. Ao longo dos 10 anos de tratamento, os remédios pararam de fazer efeito e a dona de casa se viu impossibilitada de de desenvolver tarefas simples do cotidiano, como tomar banho, comer ou beber sozinha. Ela também perdeu o movimento das pernas e viu, com alívio, a chance de passar por uma cirurgia que poderia por fim ao seu sofrimento.

A cirurgia ocorreu no dia 9 deste mês no Hospital São Benedito, em Cuiabá e foi considerada um sucesso, segundo o neurocirugião Jhony Soares Ramos, que comandou a equipe responsável pelo procedimento.

O médico afirmou que a doença normalmente atinge pessoas com idade acima de 50 anos e que a técnica usada durante a cirurgia da dona Jucineide já é conhecida desde 2005 na rede particular, mas ela era a primeira paciente da fila do SUS no estado.

“O que se fez foi a implantação de um sistema para estimulação cerebral profunda, um equipamento semelhante ao marca-passo cardíaco, que controla o ritmo do coração, mas que modula a atividade elétrica das estruturas profundas do cérebro”, explicou o médico.

De acordo com o neurocirurgião, logo após a cirurgia, a melhora do quadro da dona Jucineide já era visível. “Ela está muito bem. Já consegue se alimentar, segurar instrumentos para se alimentar ou beber e já começa a dar os primeiros passos, depois de tanto tempo incapacitada”, afirmou.

O médico afirma que, ainda que não seja a cura para o mal de Parkinson, a cirurgia ajuda no controle dos sintomas motores da doença. No entanto, nem todos os pacientes podem passar pela cirurgia.

“Os pacientes candidatos à cirurgia são aqueles que apresentam sintomas motores da doença, mas não envolvimento cognitivo, ou seja, pacientes que apresentam transtornos de memoria, alterações de comportamento, síndrome demencial, associados à doença de Parkinson, não são candidatos ao tratamento cirúrgico”, explicou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760