VG Notícias
Médico Daoud Abdallah, secretário de Saúde de VG.
Após o encontro “Todos por Várzea Grande” realizado por iniciativa dos empresários com o apoio de deputados da baixada cuiabana e com a presença do governador Pedro Taques (PDT), nessa quinta-feira (16.04), a reportagem do VG Notícias conversou com o secretário municipal de Saúde, o médico Daoud Abdallah que fez um relato que pode explicar o caos e os problemas da saúde na cidade.
Segundo o médico, quando foi convidado para assumir a Secretaria pelo prefeito Wallace Guimarães (PMDB) consultou o amigo coronel Eumar Novack, assessor do senador Blairo Maggi (PR) e foi incentivado a aceitar o convite e pretendia impor uma administração técnica à pasta.
No entanto, para aceitar a função, Daoud fez uma única exigência ao prefeito, que ele não queria Edson Vieira da Saúde, o qual ele se referiu como “Edson Gordo” e foi acatado prontamente por Walace, que na oportunidade transferiu Edson para outra função na administração municipal.
O médico começou a organizar sua equipe, e trouxe uma advogada de confiança, que teria estudado com sua esposa, e desde então tem tido muito trabalho na parte burocrática porque estranhamente os documentos e processos desapareciam sem explicação o que atrapalhou muito os primeiros dias a frente da saúde.
Conforme Daoud, passados os meses, ele percebeu que a esposa do prefeito, a médica Jaqueline Guimarães continuava a despachar dentro do Pronto-Socorro e que interferia em todas as suas decisões. Por conta disso, ele chegou a pensar em entregar o cargo, mas com receio de ser responsabilizado pelos atos que teriam sido praticados por “Jaqueline e Edson Gordo” o teriam antecedido na função de secretário de saúde, ou ser taxado de incompetente e preferiu permanecer no cargo.
Logo após ter pensado em deixar o cargo veio à campanha eleitoral e o prefeito o chamou e pediu que apoiasse a reeleição de Emanuel Pinheiro (PR) a deputado estadual, oportunidade em que Walace Guimarães teria garantido que após a eleição para governo do Estado as coisas mudariam e ele teria mais autonomia com menos interferência da primeira-dama e de Edson em sua gestão, o que ele acreditou que seria possível e fez campanha para Emanuel Pinheiro.
No entanto, depois do processo eleitoral, as coisas não teriam mudado e Daoud Abdallah afirma que sofre diariamente pelo não atendimento de suas determinações a subordinados que recebem contraordem da primeira dama e de Edson Vieira, que é muito próximo do prefeito e por isso os servidores do Pronto-Socorro atendem por medo de retaliações.
No tocante as compras efetuadas pela Secretaria de Saúde, Daoud disse que não consegue fazer todas as aquisições de medicamentos e equipamentos da forma que gostaria por ingerência de outras pessoas (ao que tudo indica Jaqueline e Edson) e que a maioria das empresas fornecedoras de produtos para a Prefeitura são empresas de pastas.
Outro fator que está dificultando a gestão na Saúde é a insegurança que vive a administração diante da possível cassação do mandato do prefeito por parte da Judicial Eleitoral. “Ninguém tem segurança em negociar com a Prefeitura neste momento”.
Apesar de todas as queixas, Daoud disse que tem conseguido implantar algumas ações, que podem melhorar a saúde e citou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa MRV Construtora para equipar a UPA do Bairro Ipase. Ele disse ainda vai conseguir baratear a compra dos equipamentos porque ele mesmo está cuidando das aquisições é que será a UPA mais barata do Brasil.
O secretário também desabafou sobre a escassez de recursos repassados pelo governo do Estado para a saúde de Várzea Grande. Segundo ele, o discurso do governador Taques em relação ao valor repassado - determinado por lei aprovada na Assembleia Legislativa, na gestão anterior – foi direcionado ao prefeito.
De acordo com o secretário, embora a maioria das pessoas presentes no encontro “Todos por Várzea Grande” não entenderam que Taques se dirigiu ao prefeito Wallace Guimarães (PMDB) que na época era deputado e presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa e ajudou a aprovar o projeto diminuindo os recursos para os municípios, proposto pelo então governador Silval Barbosa, do mesmo partido do prefeito.
Antes da entrevista com Dauod, a reportagem VG Notícias indagou o prefeito Wallace Guimarães sobre a não aprovação da população a sua administração e ao seu secretariado.
O prefeito respondeu que junto com a reforma administrativa aprovada na Câmara Municipal virá uma reforma de secretariado, mas isso vai depender da sentença da justiça eleitoral que pode cassar ou mantê-lo no cargo, na ação de investigação judicial eleitoral, movida pelo DEM e pelo Ministério Público, por suposto caixa dois em campanha. O processo já está concluso a espera de sentença do juiz eleitoral José Luiz Leite Lindote.
Pelas declarações do secretário de Saúde, demonstram falta de sintonia na equipe do prefeito Walace.
Outro lado – A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a primeira-dama, Jaqueline Guimarães para falar sobre as declarações de Daoud, ela agradeceu mas ela não quis se manifestar e desligou o celular.
Comentários (7)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!
eU vI iSSO - 19/04/2015
Olhem oq achei?
https://www.youtube.com/watch?v=P42o2Tv3nUE
Edna1@Hotmail.com - 18/04/2015
Ate que enfim alguem acordou pra vida nessa vg, e resolveu abrir a boca.pq essa saúde de vg ta um caus por causa dessa pessima administração e o 1 culpado de tudo e o edson gordo sim hj ouvi da boca de um morador varzeagrandense que o psmvg esta parecendo um lixao tem enfermeiros e outros cargos politicos la dentro q nem sabem o que estao fazendo la dentro. Cade o juiz que is fechar aquele lugar é um descaso com a população.
O CARA - 18/04/2015
ESSE EDSON GORDO, QUE O MPE JÁ O EXPULSOU DA CAMARA E DA PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE, MAS QUE O ESSE PREFEITO INOPERANTE E INCOMPETENTE FICA O SEGURANDO, PARA PUXAR-LHES O SACO
O CARA - 18/04/2015
POR QUE ESSE GORDO INUTIL E NOJENTO NÃO SAI DE CENA DE VEZ, PARA QUE SERVE UM HOMEM DESSE, PUXA SACO, QUE NÃO TRABALHA, E POSA COMO SECRETÁRIO,
lambarizinho - 17/04/2015
Reforma ? Ótimo. Mandem Jabutides pra Fernando de Noronha, em alguma reserva...
olhodeaguia - 17/04/2015
Não gosto do trabalho desse secretario mas pelo menos mostrou que tem caráter e não tem medo de dizer a verdade parabéns secretario.
zeus - 17/04/2015
Esse prefeito que ser preso com esse Edson Gordo. Será que com a reforma esse Edson Gordo vai ser exonerado?