A partir de 1º de julho deste ano, a Avenida Filinto Müller, em Várzea Grande, contará com o funcionamento de oito novos radares semafóricos. Esses dispositivos serão responsáveis por controlar o excesso de velocidade dos veículos, limitado a 50 km/h, e verificar o desrespeito à sinalização dos semáforos ao longo da via.
A implementação dos radares tem como objetivo primordial preservar a segurança dos pedestres e promover um trânsito mais humano e educado. O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, destacou o compromisso da cidade com o uso racional do trânsito, priorizando a preservação de vidas.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo, o funcionamento dos radares semafóricos é simples e não requer intervenções urbanas. Cada faixa da via possui três laços detectores, espaçados a cada 3 metros. Quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade. Esses radares controlam tanto a velocidade dos veículos quanto o desrespeito aos semáforos, aplicando multas para quem ultrapassar o sinal vermelho ou exceder o limite de velocidade de 50 km/h.
Adicionalmente, os semáforos da Avenida Filinto Müller serão ajustados para operar de forma intermitente durante a madrugada, a partir das 23h. Essa medida visa evitar que os condutores fiquem parados nos semáforos, correndo o risco de abordagens ou assaltos.
Cidomar Velo ressalta que os equipamentos foram devidamente aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e estão sinalizados de acordo com a legislação de trânsito brasileira. O objetivo principal é preservar a vida de condutores e pedestres, sem intenção de esconder pontos de fiscalização ou arrecadar multas.
O secretário Breno Gomes enfatiza que cidades com grande fluxo de veículos e pessoas já adotam esses dispositivos, e Várzea Grande precisa se organizar nesse sentido.
Enodes Soares Ferreira, arquiteto e urbanista responsável pelo estudo técnico de instalação dos equipamentos de controle viário da cidade, explica que esses oito novos pontos de fiscalização são etapas concluídas, somando-se aos 14 já implantados e testados. Ao final de todo o processo, a cidade contará com 54 pontos de monitoramento, além de uma central de monitoramento instalada na Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
Essa central operará em conjunto com outros órgãos públicos estaduais, como o Detran e a Segurança Pública, garantindo transparência e visibilidade no controle do trânsito da cidade.
Quanto às multas, baseiam-se no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seguindo o padrão nacional de gravidade das infrações. Os valores variam de R$ 130,16 para infrações médias a R$ 880,41 para infrações graves, além das pontuações na carteira de motorista.
Leia Também: Subprefeitura do Cristo Rei restabelece limpeza das avenidas Gonçalo Botelho e Ari Paes Barreto
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).