06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 11:49 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 11h:49 - A | A

Crime Ambiental

Dois servidores da Prefeitura de VG três caminhões caçambas foram apreendidos despejando entulhos e lixo de hospital de Cuiabá no lixão em VG

No lixo descarregado pelo caminhão da empresa Santo André além de documentos, foi encontrado lixo hospitalar, coletado na Santa Casa de Cuiabá.

por Edina Araújo & Rojane Marta/VG Notícias

Na manhã desta quarta-feira (07.08), dois servidores da Prefeitura de Várzea Grande, Norberto Costa e Benedito Mamed, foram detidos e encaminhados para a Delegacia Especial do Meio Ambiente de Cuiabá, por permitir que caminhões descarregassem entulhos e lixo hospitalar irregularmente no lixão de Várzea Grande.

A equipe do VG Notícias esteve no local, e constatou que uma empresa de Cuiabá havia acabado de descarregar lixo do Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Além de documentos, havia ainda máscara, tocas e relatório sobre casos de hepatite, que foram constatados pelo capitão Fagner da DEMA

Além dos servidores, três caminhões das empresas Santo André, Adriano Caçamba e Papa entulho, foram apreendidos e encaminhados a DEMA Cuiabá

No lixo descarregado pelo caminhão da empresa Santo André além de documentos, foi encontrado lixo hospitalar, coletado na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A promotora de Justiça que atua na Defesa Ambiental e Urbanística de Várzea Grande, Maria Fernanda Corrêa da Costa, adiantou ao VG Notícias que irá acionar judicialmente a Prefeitura de Várzea Grande, pois, o município não vem cumprindo com o Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), que trata sobre a regularização do lixão.

Apesar de a prefeitura ter criado uma guarita na entrada do lixão, com intuito de colocar um guarda para fiscalizar e proibir a entrada de caminhões que não sejam do município, o local serve apenas de enfeite, pois, nenhum servidor foi nomeado e designado para tal função.

Denúncia – Conforme denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias, três servidores da Sinfra/VG (Norberto, Dito e Batico) recebem propina das empresas coletoras de entulho de Cuiabá para permitir o descarregamento irregular no lixão de Várzea Grande.

A reportagem do VG Notícias constatou que não há nenhum tipo de controle por parte dos servidores do município. A reportagem questionou o servidor Dito, sobre os procedimentos para que as empresas descarregassem os entulhos, e ele disse que não dá conta por trabalhar no local sozinho e sem estrutura. Já Norberto, reclamou que diversas vezes solicitou ao secretário Gonçalo de Barros apoio para melhorar o local e não foi atendido. Ele chegou a dizer que quem deveria ser conduzido à Delegacia seria o secretário e não os servidores que realmente trabalham sem apoio.

As autorizações apresentadas pelos motoristas estavam vencidas e outras apenas com protocolo. A vencida foi emitida pelo secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Versídes Sebastião.

TAC Lixão - O Ministério Público Estadual (MPE) promoveu aditamento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o município de Várzea Grande em 2008, referente ao 'lixão' da cidade. Com a medida, o Ministério Público pretende garantir a instalação do aterro sanitário no município, implantação da coleta seletiva e aplicação da lei de resíduos sólidos.

Caso não cumpra as cláusulas do acordo, o prefeito Walace Guimarães (PMDB) e os secretários municipais de Infraestrutura -Gonçalo de Barros- e de Meio Ambiente - Versides Sebastião-, terão que arcar com multa diária no valor de um salário mínimo.

No TAC foram estabelecidos novos prazos ao município, visando novo local para tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos.

Confira ao vídeo:


Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760