05 de Maio de 2025
05 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
05 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 08 de Abril de 2013, 10:28 - A | A

Segunda-feira, 08 de Abril de 2013, 10h:28 - A | A

Cuiabá chega a 294 anos de história em nova fase de desenvolvimento

Obras da Copa coincidem com fase de mudança no perfil do cuiabano.

G1 MT

 

Embora não tão sugestiva quanto os vindouros 300 anos, a idade a que Cuiabá chega neste 8 de abril marca um dos momentos mais cruciais na história da cidade. Nunca tantas transformações estiveram em curso ao mesmo tempo e mexendo tanto com a vida da população quanto agora, quando a capital mato-grossense comemora seus 294 anos de fundação.

Os preparativos para a Copa de 2014 [obras de estádio, mobilidade urbana e outros] se somaram a um processo já em andamento de modernização da “Cidade Verde” e de transformação do perfil de seus habitantes. Quando a capital foi anunciada como uma das sedes do evento mundial no Brasil, já havia perdido há muito tempo aquele aspecto pacato que foi característico até a cidade sofrer o boom demográfico superior a 112% entre as décadas de 70 e 80.

Motivada pelas oportunidades da economia local, esta chegada de “paus-rodados” [expressão cuiabana que denomina os migrantes] de todas as regiões do país também já alterara o perfil do cuiabano. Manteve-se o espírito acolhedor e hospitaleiro cultivado durante os dois séculos de isolamento da cidade. Entretanto, o sotaque ganhou novos fonemas, o cotidiano adquiriu o ritmo acelerado dos grandes centros e novas tribos se formaram com a expansão das periferias.

Esta modernização teve seu custo. Após finalizada a expressiva expansão demográfica que lhe modificou o perfil, os cuiabanos convivem cada vez mais com problemas advindos da urbanização. Transportes públicos precários, parca estrutura de saneamento básico, que culmina todos os anos com alagamentos nos mesmos locais, e serviços públicos sobrecarregados, entre outros, passaram a alimentar um clamor por qualidade de vida.

Não é por menos que os aniversários da cidade são quase, invariavelmente, comemorados com saudosismo, com lembranças de “um tempo bom que não volta mais”, como diz a letra da canção “Piché”.

Mas a nova Cuiabá que renasce na segunda década do século XXI tem um projeto arrojado. Aproveitando as benesses da Copa do Mundo de 2014, a cidade vislumbra crescer 30 anos em três. Rasgada de uma ponta a outra por obras, a infraestrutura viária da capital vai ganhar trincheiras, viadutos, novas pontes.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), ao todo, 15 obras de mobilidade urbana estão em andamento. A capital também vai contar com um modal de transporte moderno: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os investimentos para tudo isso chega à casa do bilhão.

A Grande Cuiabá, que abrange o município de Várzea Grande, já beira o 1 milhão de habitantes. Segundo a Secretaria de Turismo de Mato Grosso (Sedtur), 887 mil pessoas se hospedaram nos hotéis da região metropolitana em 2012. A maior parte dos ocupantes esteve na região participando de eventos e feiras de negócio.

Cuiabá também já influencia estados circunvizinhos como Rondônia, Pará, Acre e até a Bolívia com o envio de mão de obra qualificada. Sem querer perder a tradição, marca registrada ao longo de quase três séculos de existência, e também o caminho do desenvolvimento, o desafio de Cuiabá nos próximos anos é dar ganho de qualidade à prestação de serviços. O setor é o que mais movimenta a economia cuiabana.

Vivendo agora em meio a um imenso canteiro de obras, suportando engarrafamentos e demais limitações práticas, o habitante desta Cuiabá em transformação nutre expectativas em relação a esta nova cidade que pretende se integrar cada vez mais a negócios, estabelecimentos e empreendimentos inéditos.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760