O secretário interino de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, em entrevista ao VGN nesta segunda-feira (07.06), informou que a Prefeitura Municipal abre na noite de hoje, o cadastro para pessoas entre 50 a 54 anos, sem comorbidades.
‘A partir de hoje à noite, estará aberto o cadastro no site também sem comorbidade de pessoas entre 50 a 54 anos, para se possível começar a imunização nesta semana”, afirmou o secretário, ao informar que de quarta (2) a domingo (7), Várzea Grande aplicou seis mil doses das vacinas contra Covid-19.
Ele explica que o município não está vacinando fora do Programa Nacional de Imunizações – PNI, que se encontra no público alvo de 60 anos.
“Nós fizemos uma avaliação criteriosa e detectamos que essa faixa etária de 50 a 59 anos, muitos já estão no grupo de prioridades, detectamos que 50% praticamente ou ele é profissional da saúde ou está no grupo de profissionais da Educação, ou está no grupo de comorbidade. Com as doses que chegaram ao município possibilitou avançarmos um pouco mais”, declarou o secretário.
Questionado sobre quanto tempo o município poderá levar para imunizar 100% dos várzea-grandenses, Barros afirmou que o município depende do fornecimento de vacina feito pelo Governo Federal.
“Essa é uma estimativa que nós dependemos 100% do Governo Federal, da disponibilidade da vacina. Estamos na expectativa da Sputnik V, que o Governo estadual comprou, que poderá alavancar a nossa campanha, mas tudo isso ainda está em conversa e a partir do momento que tivermos a vacina colocaremos para funcionar simultaneamente todos os nossos pontos. Se isso acontecer teríamos capacidade para vacinar de 5 a 6 mil pessoas por dia, mas a limitação de doses não permite que avançamos”, explicou Gonçalo.
Leia mais: Vacina contra Covid: VG abre pré-cadastro para pessoas sem comorbidades de 55 a 59 anos
Imunização em andamento - Gonçalo Barros relatou ainda ao VGN que a Saúde Municipal segue com a imunização da segunda dose no Fiotão e com a vacinação da faixa etária de 55 a 59 anos no Univag.
“Estamos vacinando aqui no Fiotão comorbidade e segunda dose. Lá na Univag, às 16 horas começamos o nosso corujão que vai até as 22 ou 23 horas, ali nós estaremos vacinando na faixa etária aberta de 55 a 59 anos, para as pessoas sem comorbidade que se cadastraram”, explicou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).