O esporte mais popular do mundo, o futebol, é um dos poucos direitos disponíveis a todos os garotos, independentes de classe social. É grande, no Brasil, o número de jovens que sonham em seguir a carreira de jogador, inspirados por ídolos que deixaram a vida humilde para brilhar nos gramados. O início desta caminhada não é fácil, mas que menino nunca sonhou com isso?
Em Várzea Grande há 23 anos, a Escolinha de Futebol Búfalo Gil já realizou o sonho de muitos garotos, inclusive daqueles meninos carentes, que como qualquer outro, tem sonhos, inspirações e desejos, mas precisam apenas de oportunidade para apresentar seu talento.
Com 300 alunos na faixa etária de cinco a 14 anos, a escola já conseguiu encaminhar vários atletas para times de Mato Grosso, clubes fora do Estado e até fora do país.
A reportagem do oticias conversou com o professor e proprietário do local, Alcides Costa – conhecido como ‘Gigi’, que relatou que nestes mais de 20 anos, acompanhar este processo, a única palavra que vem à cabeça é gratidão. Pois, segundo ele, é gratificante ver a alegria nos olhos destes garotos e a participação ativa dos pais.
Gigi contou que os atletas já tiveram oportunidade de viajar com a escola e conquistar vitórias em Estados como Goiás, São Paulo e Paraná.
Ele revelou que alguns atletas estão sendo observados e monitorados por clubes de fora, assim como alguns já estão selecionados, mas em decorrência Covid-19, as avaliações de outros garotos foram adiadas. Contudo, ele confirmou que hoje, a escola conseguiu inserir atletas de 15 anos no time do Cuiabá Esporte Clube, assim alguns atletas que ainda estão sendo monitorados pelos clubes do Atlético Mineiro, Internacional e Juventude de Caxias. Confirmando que um atleta já está no Atlético Paranaense. Destacando que alguns atletas já estão jogando em times internacionais.
Há dois anos, a escola mantém convênio com a Prefeitura de Várzea Grande para atender crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O projeto é uma ferramenta importante que tem o objetivo de transformar a vida de centenas de crianças e adolescentes no município.
No entanto, ele lembrou que tem critérios para que os alunos sejam beneficiados com o convênio, um deles é estar matriculado na rede municipal de ensino, ter boas notas e não faltar às aulas.
“O convênio com a Prefeitura nos trouxe vários benefícios. Através deste projeto, hoje temos condições de ter profissionais de alto nível. Esses garotos carentes hoje têm os mesmos direitos, e uma boa qualidade de ensino e disciplina como qualquer outro. Esperamos a continuidade do convênio com a atual gestão, pois o esporte é um importante fator social e pedagógico de integração, desenvolvimento e lazer para as crianças, além do incentivo à prática esportiva visando à saúde”, externou o professor Gigi.
A Búfalo Escola de Futebol, localizada na rua Brigadeiro Eduardo Gomes, atende alunos com um custo de R$150 a mensalidade e R$100 reais o uniforme. As aulas na escolinha retornam na próxima terça-feira (12.01). Quem tiver interesse, entrar em contato com o professor Gigi, pelo telefone (65) 99971 9948.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).