DIBYANGSHU SARKAR / AFP

Pesquisa prevê aplicação de duas doses da nova vacina, com 28 dias de intervalo, em 4,5 mil voluntários
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nessa quinta-feira (13.05) os ensaios clínicos da vacina Covaxin em voluntários brasileiros.
De acordo com a Anvisa, a solicitação do estudo foi feita pela empresa Precisa Farmacêutica, que é parceira da fabricante da vacina, a empresa indiana Bharat Biothec.
A vacina Covaxin ainda não conseguiu a certificação de boas práticas, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Veja Também - Desembargador manda Prefeitura de Cuiabá vacinar presos sob pena de multa de 100 mil
“A aprovação para testes do imunizante desenvolvido na Índia ocorreu na tarde dessa quinta-feira (13.05), e servirá para avaliar a eficácia, a segurança e a consistência entre os lotes da vacina. A certificação da Covaxin está sob análise da Anvisa e, caso tenha o registro aprovado, será incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde já contratou 20 milhões de doses, com o pagamento condicionado à aprovação do registro para uso pela agência reguladora”, diz trecho da nota.
Ainda segundo a Anvisa, a pesquisa prevê a aplicação de duas doses da nova vacina, com 28 dias de intervalo, em 4,5 mil voluntários de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O trabalho também é realizado no país asiático com 26,3 mil pessoas, totalizando 30,8 mil voluntários num ensaio global.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).