26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 14 de Abril de 2015, 10:35 - A | A

Terça-feira, 14 de Abril de 2015, 10h:35 - A | A

Nepotismo em VG

TCE acata denúncia e vereadores responderão por improbidade administrativa

A conselheira ainda multou os parlamentares pelas irregularidades

por Lucione Nazareth / VG Notícias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou nesta terça-feira (14.04) denúncia contra o ex-presidente da Câmara de Várzea Grande, Waldir Bento (PMDB), e os vereadores Maninho de Barros (PSD) e Joaquim Antunes (PMDB) por suposta prática de nepotismo, e os parlamentares responderão por ato de improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia proposta pelo Ministério Público de Contas (MPC), os vereadores quando membros da Mesa Diretora do legislativo municipal, nomearam os servidores Anderson Rodrigues do Nascimento e  Sillas Allan do Nascimento Silva - irmãos, Cláudia Patrícia Olivia da Silva - que é irmã de Sillas, e Cleide Auxiliadora Rosa de Barros, para ocuparem cargos na Câmara.

Contudo, segundo a denúncia, os servidores possuem grau de parentesco e não poderiam ter sido nomeados, o que configurou a prática de nepotismo, crime administrativa que contraria os princípios da moralidade, impessoalidade, isonomia e eficiência. Além disso, o nepotismo fere os princípios da Súmula Vinculante 13 do Superior Tribunal Federal (STF).

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal” diz trecho da súmula.

Em seu voto, Jaqueline Jacobsen, relatora da denúncia, afirmou que as nomeações configuraram improbidade administrativa e encaminhou a denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE). Além disso, a conselheira ainda multou os parlamentares pelas irregularidades.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760