25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 05 de Setembro de 2014, 07:30 - A | A

Sexta-feira, 05 de Setembro de 2014, 07h:30 - A | A

Ação penal

Ministros do STF aceitam denúncia contra Jaime Campos e ex-vereador de VG; Eles são acusados de peculato e manipulação de licitação

Jaime e Sávio são acusados por suposto desvio de verbas federais destinadas à saúde pública de Mato Grosso em 1993.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (04.09)  denúncia contra o senador Jaime Campos (DEM) e o ex-vereador de Várzea Grande, Domingos Sávio (PR), acusados de praticar peculato e manipulação de licitação.

Jaime e Sávio são acusados por suposto desvio de verbas federais destinadas à saúde pública de Mato Grosso em 1993. Na época do fato, o democrata ocupava o cargo de governador do Estado enquanto que o republicano exercia o cargo de secretário estadual de Saúde.

A denúncia já tramitava no STF mais de um ano e por diversas vezes o seu recebimento foi adiado. Em uma das ocasiões, o adiamento ocorreu porque  o ministro Celso de Mello apresentou dúvidas quanto à aplicação do artigo 327 do Código Penal no caso. Esse artigo agrava a penalidade do crime de peculato se o mesmo for praticado por detentores de cargo comissionado ou de assessoramento e direção superior.

O relator do processo, ministro Luiz Fux, já tinha votado em maio de 2013 pelo recebimento da denúncia e rejeitou a questão prejudicial de prescrição da pretensão punitiva. Na sessão desta quinta, por quatro votos a três, os ministros aceitaram receber a denúncia.

Vale destacar que a Procuradoria Geral da República manifestou favorável ao recebimento da denúncia.

Entenda - De acordo com denúncia da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Jaime e Sávio com apoio de Moacy Lopes Suares, da Comissão de Licitação da Secretaria Estadual de Saúde, teriam supostamente desviado verbas da União, repassadas por convênio à Secretaria de Estado de Saúde, mediante a suposta aquisição de equipamentos e materiais superfaturados, com dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei. O esquema teria resultado no desvio de R$ 323.232,33.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760