26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 23 de Abril de 2014, 10:40 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014, 10h:40 - A | A

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir ex-presidente da Petrobras

Ao contrário de convocações, os convites não obrigam as autoridades a comparecer ao Congresso

UOL

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) convite ao ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli para prestar esclarecimentos sobre a operação de compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Ao contrário de convocações, os convites não obrigam as autoridades a comparecer ao Congresso. Por enquanto, ainda não há data prevista para o comparecimento de Gabrielli à Câmara.

O convite foi apresentado pelo líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), para que ele esclareça suas declarações sobre a presidente Dilma Rousseff e a compra da refinaria.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", Gabrielli disse que Dilma "não pode fugir da responsabilidade" sobre a aprovação da compra de Pasadena.

Em reação do Planalto, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) reiterou que a presidente aprovou a compra porque não foi informada de cláusulas contratuais que teriam gerado prejuízo a Petrobras.

A compra da refinaria é alvo de investigação da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público por suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas, que questionam o preço da operação.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o ex-presidente da Petrobras está disposto a comparecer à Câmara. Ele teria dito a interlocutores que não tem "por que não ir se for convidado".

Gabrielli defende a aquisição de Pasadena como um bom negócio. Ele já explicou no Congresso a compra da refinaria quando estava à frente da estatal. Também esteve recentemente reunido com a bancada petista da Câmara para falar do assunto quando voltou a defender o negócio.

Na última terça-feira (15), a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, respondeu a perguntas dos senadores sobre as denúncias envolvendo a estatal. Durante a audiência no Senado, a executiva admitiu que a compra da refinaria de Pasadena não foi um bom negócio.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760