26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013, 15:18 - A | A

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013, 15h:18 - A | A

Após polêmica, Mauro Mendes recua e diz que não aplicará aumento de 25% no IPTU; Alíquota do imposto será de 0,4%

da Redação VG Notícias

 

Após gerar polêmica ao declarar o aumento de 25% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes (PSB) resolveu recuar e não mais elevar o valor do imposto. O reajuste abusivo virou inclusive ação judicial movida pela Câmara de Vereadores da Capital.  Clique aqui e confira matéria relacionada.

De acordo com Mauro Mendes, a alíquota do IPTU deste ano será idêntica à do ano passado, de 0,4% sobre o valor do imóvel, ou seja, não sofrerá reajuste.

A assessoria de Comunicação de Cuiabá explicou que a decisão foi tomada após orientação recebida pela Procuradoria Geral do Município. Segundo a assessoria, a mudança na lei do IPTU deve ser feita 90 dias antes da data de sua aplicação, que no caso de Cuiabá é 10 de janeiro.

Em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) protocolada pela Câmara municipal no Tribunal de Justiça do Estado, contra a lei que aumentou o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 25%, Mauro afirmou que se trata de um assunto que diz respeito apenas à Legislatura passada e ao ex-prefeito Francisco Galindo.

Sobre o aumento do IPTU - O projeto foi assinado e encaminhado para a Câmara pelo ex-prefeito Chico Galindo (PTB) a pedido de Mauro Mendes (PSB). A proposta previa um ajuste de 0,4% para 0,5% na alíquota predial do imposto.

A matéria do reajuste foi aprovado “a toque de caixa” no dia 21 de dezembro, pelo então presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB) e passaria a valer a partir deste ano. Apenas os vereadores Toninho de Souza (PSD), Domingos Sávio (PMDB), Francisco Vuolo (PR) e Edivá Alves (PSD) se posicionaram contrários a medida.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760