26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 14 de Setembro de 2014, 15:00 - A | A

Domingo, 14 de Setembro de 2014, 15h:00 - A | A

Educação

Pedro Taques irá aplicar 35% do orçamento em educação já no primeiro ano de governo

O atual governo prometeu aumentar gradativamente o orçamento destinado à educação, chegando ao percentual de 35%, o que estabelece a Constituição Estadual. No entanto, a promessa não foi cumprida e é investido o mínimo previsto na Constituição Federal, q

Assessoria

Diante do quadro de abandono do sistema público de educação em Mato Grosso, Pedro Taques tem o compromisso de contratar mais professores por meio de concurso, investir na infraestrutura das escolas e na capacitação dos professores. Para isso, vai cumprir o que determina a Constituição Estadual e aplicará 35% do orçamento estadual na educação.

O atual governo prometeu aumentar gradativamente o orçamento destinado à educação, chegando ao percentual de 35%, o que estabelece a Constituição Estadual. No entanto, a promessa não foi cumprida e é investido o mínimo previsto na Constituição Federal, que é de 25%.

“A educação no nosso governo não será prioridade apenas no discurso, mas sim na prática”, afirmou o candidato.

Para Pedro Taques, os números do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada e que colocam Mato Grosso como o segundo pior estado no ensino médio, atrás apenas de Alagoas, mostram que o atual governo não trabalhou pela melhoria da educação.

“Muito pelo contrário. O atual governo do PMDB entregou a secretaria de educação nas mãos do PT. Há sete anos o Partido dos Trabalhadores comanda a secretaria de porteira fechada, colocando em cargos estratégicos apenas ‘amiguinhos’. O resultado é que de 2011 para 2013, Mato Grosso caiu 12% no ranking do Ideb, indo da 17ª posição para 24ª. O pior resultado da história de Mato Grosso”, disse o pedetista.

Pedro Taques ainda lembra que poucos alunos das escolas públicas de Mato Grosso chegam aos ciclos mais avançados sabendo interpretar um texto ou dominar conceitos básicos das ciências, da história, da matemática, da realidade em que vivem, contar e estabelecer parâmetros intelectivos entre os vários conteúdos disciplinares.

O percentual de analfabetismo em Mato Grosso também é alarmante. Mato Grosso lidera o ranking de analfabetismo na região Centro Oeste, chegando a 10% da população acima de 15 anos. São cerca de 260 mil pessoas analfabetas no estado.

Para mudar esse quadro, Pedro Taques irá destinar mais recursos para a área de educação e priorizar quadros técnicos na secretaria de educação, investir na estrutura das escolas, na formação continuada do professor e na melhoria na qualidade da aprendizagem.

Além disso, irá fazer concurso para professores, já que quase 60% são contratados. Esse fato faz com que chegue o fim do ano e o contrato seja rompido, sem que os profissionais recebam 13º salário e outros benefícios, ficando sem estímulo para melhorar o rendimento em sala de aula.

O líder da oposição se comprometeu a ampliar a oferta de vagas na Educação Integral, com espaço para a prática esportiva e de inclusão digital. Também irá implantar o programa Escola com Saúde, no qual o Estado transferirá mensalmente verbas para as cidades para contratação de equipe multidisciplinar composta por psicólogos, dentistas, médicos, assistente social e nutricionistas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760