26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014, 13:26 - A | A

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014, 13h:26 - A | A

TJ/MT reconhece poder de investigação do Gaeco no caso da operação "Aprendiz" ; Politec atesta autenticidade do vídeo

João Emanuel é investigado por participação em um esquema criminoso de desvio de dinheiro público por meio de fraude em licitação no âmbito das compras realizadas pela Casa Legislativa Cuiabana e falsificação de documentos.

Redação VG Notícias com Informações MP/MT

A maioria dos desembargadores que compõe a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) reconheceu a legalidade das investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) no caso da operação “Aprendiz”, em que o ex-presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel é investigado por participação em um esquema criminoso de desvio de dinheiro público por meio de fraude em licitação no âmbito das compras realizadas pela Casa Legislativa Cuiabana e falsificação de documentos.

Na mesma sessão, o Tribunal por maioria reconheceu a validade de um vídeo apresentado como prova judicial contra João Emanuel onde o parlamentar aparece ensinando como corromper o sistema e fraudar licitação pública. A situação se encontra sob investigação do Gaeco.

O TJ negou o pedido da defesa para trancar a investigação em relação à Érica Patrícia Cunha da Silva Rigotti, investigada por ter se passado por uma empresária em uma procuração usada para a fraude em dois terrenos, fato descoberto durante a operação. A alegação sustentada pela defesa e negada pelos desembargadores é de que Érika não poderia ser investigada por ser incapaz.

Pelos mesmos fatos o ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá responde a uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa que tramita na Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular e teve decretado seu afastamento da função de presidente pela Justiça, o que fez com que renunciasse ao cargo no parlamento municipal.

Veracidade do Vídeo - A pedido do Gaeco, a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec) concluiu a veracidade do vídeo onde o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, João Emanuel Moreira Lima aparece como autor de um esquema de fraude e desvio de dinheiro público.

De acordo com o resultado do laudo, as análises de coerência perceptiva e contextual bem como sincronismo entre áudio e vídeo indicam a inexistência de qualquer tipo de montagem ou fraude. Já em relação ao exame óptico e acústico, a conclusão foi de que o vídeo é formado por um trecho contínuo, conexo e com coerência entre áudio e vídeo.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760