26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013, 13:50 - A | A

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013, 13h:50 - A | A

Opinião

“Mal informado, mal assessorado e mal intencionado”, este é Walace Guimarães, prefeito de VG

Vereador Pery Taborelli escreve artigo e expõe as ações irregulares da gestão do prefeito Walace Guimarães.

por Pery Taborelli*

“Mal informado, mal assessorado e mal intencionado”, este o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães. Ele assumiu a prefeitura há 11 meses, considerando que Walace e sua equipe, tiveram dois meses da gestão do então prefeito interino, Maninho de Barros, em 2012, para que os mesmos tomassem ciência da situação econômica, administrativa e financeira do município. Mesmo assim, o prefeito do PMDB e sua equipe não deram conta, sequer, de realizar uma licitação que tivesse início, meio e fim.

A gestão do prefeito Walace Guimarães especializou-se em aderir ata e comprar por meio de dispensa de licitação. E quando sua equipe tentou realizar licitação, algumas foram frustradas por algum motivo, outras suspensas por recomendação do Ministério Público Estadual e pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, com suspeita de direcionamento de licitação, irregularidades em prorrogação ou contrato emergencial.

Veja o que diz o conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Luiz Henrique, em uma das recentes recomendações que fez ao prefeito: “Há indicação de possíveis irregularidades na Dispensa de Licitação nº 11/2013 e no Contrato nº 34/2013, que visam à contratação de empresa capacitada na prestação de serviços de coleta de lixo domiciliar com o fornecimento de mão de obra e caminhões compactadores para atender o município de Várzea Grande, no valor de R$ 2.068 milhões”.

O conselheiro recomendou ainda, que o prefeito se abstenha de prorrogar o Contrato nº 34/2013, firmado em caráter emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda., tendo em vista a expressa ilegalidade de sua prorrogação, bem como se abstenham de celebrar novo contrato com objeto assemelhado, com fulcro no art. 24, IV, da Lei nº 8.666/1993.

O TCE determinou também, a anulação do “Pregão Presencial” 031/2013, realizado no último dia 05 de setembro, pela Prefeitura de Várzea Grande, no valor de quase R$ 3 milhões, para contratação de serviço de licenciamento de uso de programas de informática (softwares). A empresa ACPI atendia a prefeitura com serviço de informática e softwares, mas está vencido desde 06 de setembro, ou seja, a equipe do prefeito iniciou a licitação um dia antes do vencimento do contrato. Estes são apenas alguns exemplos de apontamentos de irregularidades por órgãos competentes em fiscalizar o Poder Executivo.

Apesar de todas as evidências de má gestão e malversação do dinheiro público, o prefeito Walace Guimarães não vem a público esclarecer as irregularidades ou se defender, mostrando documentos que comprovem que atos praticados por ele e sua equipe são lícitos, sem vícios, o que seria normal, se fosse apenas acusações infundadas e politiqueiras, como o prefeito costuma dizer ao tentar se defender. Quem não deve, não teme, conforme observou um magistrado recentemente, ao negar um pedido de Walace Guimarães, que tentava barrar na Justiça, quebra de sigilo bancário e fiscal dele, de seu irmão, do secretário de Finanças, e ex-diretor do DAE/VG, por contas de suposto caixa 2 em sua campanha eleitoral em 2012, que tramita em segredo de Justiça.

Ao invés disso, o prefeito prefere usar à imprensa na tentativa de descaracterizar as denúncias feitas contra sua gestão, por mim (Pery Taborelli), por colegas de parlamento, na Tribuna da Câmara, ou pela imprensa, fazendo ataques pessoais, imputando a culpa à oposição ou acusando de politicagem e críticas infundadas.

Seja humilde prefeito, tenha coragem para corrigir os erros de sua administração e exija comprometimento de sua equipe, para que deixe de usar a Prefeitura como bico, assim como fazia a primeira-dama e secretária de Saúde, doutora Jaqueline Beber Guimarães, que deveria ser a primeira a dar exemplo, no entanto, deixava o expediente na Secretaria de Saúde de Várzea Grande, para atender no Detran em Cuiabá, como médica oftalmologista.

Está na hora de trabalhar e parar de atribuir à culpa nas gestões passadas ou na oposição, diga-se de passagem, que não tem. Os várzea-grandenses conhecem os problemas do município e não aguentam mais este discurso enfadonho e repetitivo.

Se houve desvio de recursos, malversação do dinheiro público por seus antecessores, convoque à sociedade, à imprensa, os órgãos fiscalizadores, aponte nomes dos responsáveis, período em que houve as irregularidades, valores desviados e encaminhe à Justiça para que tomem as providências. Este é o caminho de quem está bem intencionado e quer fazer o melhor pela cidade, caso contrário prefeito Walace, fica o questionamento, quem está sendo protegido e o motivo, isso também precisa ser esclarecido.

Contudo prefeito, se correções em sua gestão forem feitas, e sua administração for voltada ao interesse da coletividade, poderá contar com o vereador Taborelli, caso contrário, terá em mim um crítico ferrenho e um grande defensor do povo várzea-grandense.

A população não viu melhoras na saúde, na educação, em infraestrutura, a falta de água está gravíssima e a folha de pagamento da Prefeitura está inchada, e com alerta do Tribunal de Contas, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. O Ministério Público recomendou em janeiro deste ano, o fim do nepotismo na administração, e até o momento nenhuma atitude foi tomada, apenas uma lei encaminhada à Câmara para levar o Ministério Público na “barriga”, uma das marcas desta administração.

Para finalizar, eu, vereador Pery Taborelli, fiz 53 indicações ao Executivo, apenas cinco foram atendidas. Indicações que não precisariam ser feitas, se fosse uma administração séria e comprometida com a cidade, como limpeza em quadra de esportes, iluminação pública, operação de tapa-buracos em diversos bairros, entre outras indicações. Além disso, tenho fiscalizado ações desrespeitosas contra o meio ambiente, entre muitas outras ações em benefício da população que confiou em mim para representá-los. E disso senhor prefeito, não abro mão.

Prefeito Walace Guimarães, seus assessores precisam municiá-lo melhor com dados e informações corretas, antes deixá-lo conceder entrevista apenas sobre suposições ou falácias. É deselegante, o Chefe do Executivo do segundo maior município de Mato Grosso, usar a imprensa para mandar recado a parlamentar. Prefeito Walace, eu vereador Taborelli, estou na Câmara à disposição para dirimir suas dúvidas e mostrar documentos que apontam irregularidades em sua gestão. Irregularidades apontadas por órgãos competentes, documentados e não apenas calúnias, expediente usado por vossa excelência, por meio de alguns veículos de comunicação, com intuito de macular a imagem do vereador Taborelli, eleito pela vontade popular.

Respeite a inteligência do povo várzea-grandense. Este discurso infundado para encobrir esta gestão pífia serve apenas de argumento para os seus subordinados e subservientes que dependem de vossa excelência. Não serve ao vereador Pery Taborelli, que não é seu empregado e, tampouco, subserviente a esta gestão. Tenho Dito!!!

*Pery Taborelli é vereador em Várzea Grande e presidente municipal do PV.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760