25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 11 de Junho de 2013, 13:32 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2013, 13h:32 - A | A

“NESSE MATO TEM CACHORRO”

Brunetto denuncia que para proteger “culpado”, Silval Barbosa é contra CPI que irá investigar medicamentos vencidos

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) em entrevista ao VG Notícias disse que o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) já está articulando na Assembleia Legislativa para que não seja instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar medicamentos vencidos, encontrados no depósito da Secretaria de Estado de Saúde.

“Existem interesses por trás deste ato de barrar a CPI, o Estado deve querer proteger alguém. Nesse mato tem cachorro. Não entendo o porquê que o governo do Estado não quer a instalação da CPI para apurar o desperdício destes medicamentos”, criticou o parlamentar.

Brunetto pretende apresentar nesta terça-feira (11.06) na sessão ordinária da Assembleia, um requerimento pedindo a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os responsáveis pelo vencimento dos remédios no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis). Entre os medicamentos vencidos estão os de alto custo, para tratamentos de câncer e hanseníase, e até viagra para tratamento de pessoas com problemas pulmonares e cardíacos.

O deputado declarou que não pretende conversar com os demais deputados para  convencê-los a assinar o pedido  da instalação da CPI, e ainda disse, que a decisão de assinar ou não o requerimento para formação da Comissão Parlamentar de Inquérito vai depender de cada um dos deputados.

“Quem quiser assinar que assine. Não vou atrás de ninguém para a instalação desta CPI. Quem desejar saber a verdade sobre o vencimento dos medicamentos e for a favor do povo, tenho que certeza que vai assinar junto comigo a abertura desta CPI”, destacou o petista.

O parlamentar disse que somente com a CPI, os deputados poderão investigar de forma mais aprofundada quem é o culpado pelo vencimento dos medicamentos, se o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, ou o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), que administra o depósito.

Ainda de acordo com ele, seria esclarecido quanto de medicamento se perdeu, o valor real das mercadorias - podendo assim, saber o valor do prejuízo ao erário, além de outras questões que não foram esclarecidas, e que segundo ele, o Estado pode não esclarecer por meio da sindicância que foi aberta para apurar o fato.

Importante destacar que para a instalação da CPI o deputado Ademir Brunetto necessita de apenas oito assinaturas dos 23 deputados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760