26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 20 de Abril de 2013, 08:30 - A | A

Sábado, 20 de Abril de 2013, 08h:30 - A | A

DESCASO

Deputado cobra do governo do Estado construção do IML em VG

Município dispõe há mais de 1 ano de área para construção e projeto ainda não saiu do papel

 

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Mesmo sendo a segunda maior cidade de Mato Grosso, Várzea Grande ainda sofre com a falta de um do Instituto Médico legal (IML) no município, para realizar necropsias, autópsias e vários outros exames como de corpo de delito.

Usado como bandeira política por governadores, senadores, deputados, prefeitos e até vereadores, a construção do IML nunca passou de promessa e nem saiu do papel. Na última quarta-feira (17.04) na Assembleia Legislativa, o assunto voltou a ser indagado. Desta vez, pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB) que usou a tribuna da Casa para cobrar do Executivo Estadual a construção de uma unidade no município.

“Não podemos deixar o déficit de IML na segunda maior cidade do Estado, que é Várzea Grande. Espero a construção imediata de uma unidade no município e que isso seja desenvolvido o mais rápido possível pelo Estado”, disse o parlamentar.

Em 2009, o deputado tucano chegou a apresentar na Assembleia uma indicação junto ao secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, na época Diógenes Curado, mas passado quase quatro anos, o projeto ainda não saiu do papel. No mesmo ano, a Prefeitura de Várzea Grande – na gestão de Murilo Domingos (PR)-, divulgou que disponibilizaria uma unidade do IML para a realização de exame de corpo de delito, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde já estava providenciando os equipamentos necessários, mas nada se concretizou.

No ano passado, o ex-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião do Zaeli (PSD) prometeu a construção de uma unidade, ele inclusive, desapropriou, por meio do Decreto 17/2012, uma área de 4.000 m² - situada na Rodovia Mario Andreazza, nas proximidades do Posto Papito -, para construção do terminal rodoviário e do Instituto Medico Legal – o qual teria 1.000 m². Porém passado mais de um ano nada foi construído no local.

Enquanto os políticos prometem, a população sofre com o descaso do poder público, pois, por não ter um IML em Várzea Grande, os cadáveres são transportados para Cuiabá para realizar exames e são entregues aos familiares 24 a 48 horas depois. A demora em muitos casos, não permite a família realizar um velório digno, pois o corpo fica em estado de decomposição e deve ser enterrado imediatamente.

Vale lembrar que com a construção da unidade será atendido a demanda da própria “Cidade Industrial”, além das cidades vizinhas, como Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.

IML - Instituto Médico legal é vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública. O órgão é responsável pelas necropsias, autópsias, exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760