Dois Guardas Municipais de Várzea Grande, Rocha e Plínio, participaram de um curso de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O curso foi realizado entre os dias 1º a 14 de agosto, em Governador Nunes Freire, no Maranhão.
De acordo com a GM, é um curso tático entre as Guardas Municipais de todo o país, seguindo uma tendência nacional de municipalização da atuação dos municípios na segurança pública.
Durante o curso, os GMs tiveram o aperfeiçoamento em treinamento nas áreas de direitos humanos, uso progressivo da força, agentes químicos, defesa pessoal, algemas, tonfa, técnicas de abordagem, patrulhamento urbano e patrulhamento rural, gerenciamento de crise, controle de distúrbio, armas letais, pistolas .380 e espingardas cal. 12 e armas não letais, além das doutrinas de ROMU.
Para o GM Rocha, o desejo da GM é colocar Várzea Grande entre as muitas cidades que são referências em segurança pública municipal. “Quem sabe podemos dar início ao grupamento especializado de Guardas Municipais em Mato Grosso”, frisou.
ROMU - A Ronda Ostensiva Municipal foi inicialmente criada na capital paulista e na região metropolitana, se estendendo para outros municípios da região. Com o objetivo de intensificar as ações de segurança, integrantes da corporação visitaram Secretarias de Segurança de diversos municípios da região e constataram que a atuação das ROMUs nessas localidades contribuiu para diminuir os índices de criminalidade, já que seus integrantes passam por treinamentos diferenciados e especializados na prevenção e repressão ao crime. (Com informações da Prefeitura de Mogi Mirim-SP)