25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Domingo, 21 de Agosto de 2016, 09:00 - A | A

Domingo, 21 de Agosto de 2016, 09h:00 - A | A

Saúde

Em nove dias UPA do IPASE atende 1.619 pacientes

Rojane Marta/VG Notícias

VG Notícias

UPA do Ipase

UPA do Ipase

Do dia em que a Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Ipase (UPA Ipase), em Várzea Grande, abriu as portas – 22 de julho -, ao último dia do mês – 30 de julho -, a unidade realizou 1.619 atendimentos entre clínicos, pediátricos e odontológicos.

O primeiro paciente que a UPA do Ipase atendeu foi o governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), que no dia da inauguração, aferiu a sua pressão arterial. Já o segundo paciente, foi atendido às 10 horas, um senhor de 52 anos, morador do bairro Planalto Ipiranga. Ele buscou atendimento na unidade reclamando de dores na região torácica, dor quando respirava, e também apresentava escoriações no corpo, resultado de uma queda.

Conforme a assessoria da Saúde Municipal informou ao VG Notícias, na primeira semana de funcionamento da UPA houve uma considerável redução na quantidade de pessoas que procuraram o Pronto-Socorro, mas por outro lado, começou a superlotar a UPA aumentando o tempo de espera dos pacientes para serem atendidos.

Diante da constatação, atendentes do Pronto-Socorro municipal foram orientados a atender os pacientes que procurarem a unidade, sem necessariamente encaminhá-los à Upa do Ipase.

De acordo com o diretor-geral do Pronto-Socorro de Várzea Grande, Ney Provenzano, por enquanto, não é possível falar em números ou em percentual de redução nos atendimentos do Pronto-Socorro, com a abertura da UPA do Ipase, pois é preciso aguardar fechar um mês, pelo menos, para fazer o comparativo com o mês anterior ao funcionamento da UPA.

No entanto, ele garante que é notável a redução de superlotação do Pronto-Socorro. “Com a UPA atendendo já percebemos uma certa redução nos atendimentos no Pronto-Socorro. Muitos pacientes que precisam de atendimento de urgência e emergência agora podem ir direto na UPA que tem à disposição médicos para clínica geral e pediatria. É claro que o Pronto-Socorro continua atendendo todo e qualquer paciente que procura a unidade, principalmente as vítimas de trauma que precisam de passar por procedimentos cirúrgicos e necessitam de internação. E também para consultas com médicos de outras especialidades oferecidas no Pronto-Socorro”, relata o diretor-geral do Pronto-Socorro, Ney Provenzano.

A UPA do Ipase -Lançada em janeiro de 2013, a obra teve um custo total de R$ 3,5 milhões, sendo que parte desse recurso foi do governo Federal e outra da Prefeitura.

Um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) firmado por intermédio do Ministério Público do Estado com a empresa MRV Construtora gerou a doação de R$ 1,370 milhão para equipar a UPA do Ipase. Além deste TAC, outros foram feitos que garantiram que a unidade fosse equipada com aparelhos de ares condicionados.

A UPA do Ipase dispõe de box de urgência, sala de observação, consultórios, sala de inalação, de medicação e sala de vacina (antirrábica e antitetânica). A unidade conta com três médicos por turnos (dois clínicos gerais e um pediatra). Serão cerca de 130 servidores entre médicos, profissionais de enfermagem, vigilante, limpeza entre outros profissionais trabalhando na UPA.

Num primeiro momento, serão ofertados seis leitos de observação e outros dois leitos de estabilização. No total são 20 leitos distribuídos entre masculino, feminino, infantil e isolamento.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760