22 de Julho de 2025
22 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
22 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 06 de Novembro de 2018, 14:17 - A | A

Terça-feira, 06 de Novembro de 2018, 14h:17 - A | A

2º dia

Cadastro para o Colinas Douradas soma mais de 12 mil inscrições, diz secretário

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

Habitação

 

Mais de 12 mil pessoas já se inscreveram no Portal VG Habita disponibilizado pela Prefeitura de Várzea Grande para o programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, que sorteará mil casas do residencial Colinas Douradas I e II, em Várzea Grande. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, José Roberto de Castro Pinto, em entrevista ao “VG Notícias No AR” nesta terça-feira (06.11), a expectativa é que 30 mil pessoas se inscrevam na etapa de pré-inscrição que finaliza no dia 25 de novembro.

“Começou ontem (05.11) as inscrições e até uns 10 minutos atrás tivemos mais de 12 mil inscritos. Estas inscrições estão sendo feitas totalmente via internet e vão até o dia 25 de novembro, são 20 dias de inscrições. É muito fácil se inscrever, basta digitar o site da Prefeitura e clicar no Portal VG Habita. Quem navega pelo celular desce a barra de rolagem vai até o final da página e clica na aba chamado serviços, dentro dessa aba você encontra a página VG Habita”, explicou o secretário.

José Roberto destacou que os interessados devem preencher os critérios exigidos pelo município e pelo Ministério das Cidades: “O Minha Casa Minha Vida - faixa 1-, é destinado para aquelas famílias com renda mensal máxima de R$ 1.800,00. Para fazer a inscrição precisa ser morador de Várzea Grade há mais de cinco anos e possuir o Número de Identificação Social (NIS), ter mais de 18 anos. Se preencheu os requisitos, é só fazer a pré-inscrição”, pontuou o secretário.

O morador de Várzea Grande deverá obter o NIS atualizado, caso não tenha, para isso, deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande: “Dá tempo para o morador procurar um Cras ou a própria Secretaria de Assistência Social para poder fazer a atualização, porque dentro do NIS, ele prova a renda que tem”, alertou José Roberto.

Castro afirmou ainda que a Prefeitura disponibilizou um período longo entre inscrição e sorteio para as famílias que tiveram a inscrição indeferida ter o direito de recorrer: “Com o encerrado do período da pré-inscrição é feito todo um cruzamento de dados com a Caixa Econômica Federal para confirmar se todas essas inscrições estão enquadradas conforme os critérios. A relação de nomes das pessoas que vão para o sorteio será publicada no próprio site. Dentro do próprio Portal VG Habita tem uma aba onde ela pode acompanhar sua inscrição, se a inscrição for indeferida, ela terá um prazo para recorrer”.

O sorteio está previsto para acontecer em janeiro de 2019: “Os sorteios serão pela loteria federal –se não me engano os sorteios ocorrem nas quartas e domingo, então, um desses dois dias serão feitos os sorteios. O resultado da loteria federal é o número da inscrição, que o computador sorteia aleatoriamente”, explicou.

O secretário voltou a dizer que as famílias com dificuldades em acessar internet podem procurar a Secretaria de Habitação que disponibilizou quatro guichês para auxiliar nas inscrições: “Temos quatro guichês de atendimento e nós estamos conseguindo realizar 100 inscrições pela manhã e 100 inscrições a tarde. O servidor que está no guichê usa o mesmo programa que está no celular, mas há casos em que as pessoas não tem a estrutura ou recursos para ir em uma lan house”, afirmou.

José Roberto pontou ainda que em 2019 a Prefeitura também será responsável pelas inscrições de mais 1.440 casas do residencial Santa Barbara, situada no bairro Maringá. “Aqueles que não forem contemplados agora poderão se inscrever para o próximo residencial – o Residencial Santa Barbara tem a previsão de entrega para dezembro de 2019. Então depois de fazer todo o processo do residencial Colinas Douradas, nós vamos partir para o residencial Santa Bárbara, são 1440 unidades.”

Ao finalizar o secretário afirmou que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, responsáveis por três empreendimentos do programa federal “Minha Casa Minha Vida” com obras paralisadas em Várzea Grande, sinalizaram pela retomada: “A Caixa nos prometeu que começam a retomada das obras agora, que é Padre Odacil, o Izabel Campos e o Banco do Brasil que está um pouco mais problemático, que teve uma invasão lá, mas nos prometeu dar uma solução.”

 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760