O relatório da Controladoria-geral da União (CGU) e do Ministério da Transparência apontou que 628 famílias de Várzea Grande tiveram o cartão do Programa Bolsa Família cancelados por conta de irregularidades.
Auditoria aponta que 5,5 mil cadastros do Bolsa Família foram fraudados em MT
O documento divulgado na última quinta-feira (04.01) apontou que atualmente cerca de 17.413 mil famílias várzea-grandense recebem o benefício do programa federal. Até o momento 1.137 famílias tiveram o benefício atualizado pelo governo.
Segundo relatório, no ano passado 628 famílias tiveram o benefício cancelado por conta de alguma irregularidade, podendo ser um “simples erro” na formalização do cadastro ou até mesmo informações inverídicas prestadas pela família solicitante do programa federal.
“Isso pode ser um simples erro no cadastro, como também informações inverídicas prestadas pela pessoa na hora de solicitara inclusão no programa. Não podemos nomear caso a caso, mas as inconsistências existiram nestes 628 casos e por isso ocorreu o cancelamento do benefício”, explicou a assessoria da CGU ao oticias.
O documento consta ainda que 1.960 mil famílias tiveram o programa bloqueado relacionado a inconsistências encontradas no cadastro do programa.
A Controladoria-geral da União informou que o levantamento foi realizado por meio de comparação das rendas registradas em outras bases de dados oficiais com aquelas declaradas no Cadastro Único.