Possível pré-candidato à Presidência do Brasil, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), revelou sua homossexualidade durante entrevista concedida ao programa Conversa com Bial, da TV Globo.
Eduardo Leite disse que nunca criou um personagem na política para esconder sua orientação sexual, mas sim, que simplesmente preferiu não falar sobre o assunto.
“Na política eu nunca criei um personagem, eu nunca disse para as outras pessoas que eu não era gay, eu simplesmente não falava sobre esse assunto porque a minha orientação sexual toca na minha vida e a política é sobre o que eu posso fazer para tocar na vida dos outros, então o que eu posso transformar a vida das pessoas é pela minha capacidade como gestor, e não por ser ou não gay ou heterossexual, é sobre o que toca na vida dos outros e não o que toca na minha vida” enfatizou.
Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador
Contudo, segundo ele, achou que agora seria o momento para revelar. “O Brasil, infelizmente, passa por um processo em que tentam estigmatizar, a rotular, resumir uma pessoa por um atributo ou outro e por isso eu achei que neste momento era importante que isso ficasse claro, resolvido, porque uma coisa podem saber, as pessoas que estão comigo, que me acompanham dentro de um projeto político, elas sabem exatamente com quem elas estão, não tenho nada a esconder do lado de cá” disse.
O governador também revelou que está namorando há nove meses com um médico do Espírito Santo, o qual revela ter “enorme admiração e amor por ele”.
Leite afirmou ter muito orgulho de ser gay. "Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso."
Leia também: Turma Recursal reconhece que deputado tem pensamento arcaico e ultrapassado, mas não vê homofobia
Ele explicou que com sua participação na política nacional, como pretenso candidato a presidente do Brasil, começa a despertar mais ataques por conta de adversários. “Alguns vêm com piadas, ilações, como se eu tivesse algo a esconder. Pois bem, que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre a minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não questão, mas, se é, está aqui claro", pontuou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).