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Variedades Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022, 10:34 - A | A

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022, 10h:34 - A | A

criatividade

‘Caixaça Econômica’: Distribuidora de bebidas viraliza e recebe notificação da Caixa

A fachada do comércio, que fica na região metropolitana de Vitória (ES), viralizou nas redes por causa do trocadilho inspirado na Caixa

Terra

Uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica (ES), está chamando a atenção nas redes sociais por causa de seu nome considerado, no mínimo, curioso: 'Caixaça Econômica'. Quem não gostou nada da ideia foi a própria Caixa Econômica Federal, que notificou o dono sobre o uso da identidade visual.

O empresário por trás da ideia é Adilson Ramos, de 28 anos. Ele contou ao Terra que o local costumava abrigar uma loja de utensílios domésticos, que não deu muito certo. Então, ele decidiu mudar de ramo e investir no setor de bebidas – área em que já teve experiência com outros dois comércios chamados "Bar do Bill".

O batismo inusitado aconteceu pouco tempo depois, com uma ideia repentina que teve enquanto estava conversando com a esposa, que é sua sócia. "A gente queria um nome que se alinhasse com o ramo, mas que fosse diferente. Não pensava em repercutir nacionalmente, mas queria que fosse um nome que atraísse o povo de nossa região", explica o empresário.

Toda a identidade visual se aproveitou da cor da antiga loja, que já tinha as paredes pintadas de azul. A placa, no entanto, usa a mesma fonte do banco, inclusive com o 'X' característico com uma faixa laranja. "Não pensei que poderia dar problema com o banco, por ser uma cidade pequena. Não achei que iriam ficar sabendo", diz.

Repercussão na internet

Foi tudo muito rápido. Cerca de cinco dias depois da abertura do estabelecimento, o usuário Werbeth Luis estava passeando pela cidade procurando por um banco, quando se confundiu com o comércio e decidiu gravar um vídeo para sua conta no Tiktok. A publicação logo viralizou, e já acumula 2,5 milhões de visualizações até o momento.

Com a repercussão, muitos outros turistas e moradores passam pelo local todos os dias para tirar fotos, gravar vídeos e repercutir nas redes sociais. Até mesmo Adilson decidiu investir criando um perfil para o estabelecimento.

 
 
 
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'Caixaça' vs. Caixa

O banco não gostou nada disso. Pouquíssimos dias depois da instalação da placa, um agente da própria Caixa Econômica Federal bateu na porta do estabelecimento declarando a posição contrária do banco sobre a "brincadeira".

Em nota enviada ao Terra, o banco confirmou que notificou o empresário sobre a titularidade da identidade visual. Veja abaixo a nota na íntegra:

"A Caixa informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet. A Caixa é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130. O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa".

"O jeito é trocar"

Para tentar driblar a notificação da Caixa, o empresário explica que irá manter grande parte da identidade construída, mas substituirá o "X" por "CH" e abandonará a listra laranja da letra. Mesmo assim, ele defende sua ideia e argumenta que o banco não perdeu nada com a repercussão de seu bar.

"O mundo gira em torno da internet. Foram mais de 2,5 milhões de visualizações, para conseguir isso nos dias de hoje é muito caro. Eles tiveram de graça", argumenta. Ramos defende, ainda, que o banco poderia ter feito "vista grossa" para o uso da fonte e do nome, mas entende que o banco tem o direito de reclamar e exigir a mudança.

Pelo menos, com a repercussão inicial, ele desenvolveu uma cachaça especial e abriu o comércio para vendas online, tentando se aproximar do público conquistado na internet. "Eu desenvolvi uma cachaça com o nome, feita com raízes. A ideia é vender pela internet", afirma.

Foto: Adilson Ramos/Divulgação

caixaça econômica

A fama foi tanta que chegou até a Caixa Econômica Federal, e agentes do banco bateram na porta do estabelecimento

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