16 de Junho de 2024
16 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quarta-feira, 13 de Julho de 2022, 16:30 - A | A

Quarta-feira, 13 de Julho de 2022, 16h:30 - A | A

machismo

Apresentador é afastado após dizer que mulher assediada “dá liberdade”

Canal decidiu punir profissional por comentário machista após repercussão negativa nas redes sociais

Metrópoles

O canal paranaense TVCI decidiu afastar o apresentador Tony Lagos por ter declarado que mulheres são assediadas porque “dão liberdade”. O comentário machista foi dito durante o programa Voz do Litoral na última segunda-feira (11/7), mesmo dia em que um médico foi preso por estuprar uma gestante durante o parto.

A fala repercutiu negativamente e famosos pediram sua demissão. Inicialmente, o canal pediu desculpas e repudiou a opinião do contratado na terça-feira (12/7), mas não anunciou nenhuma punição. Desta vez, houve uma atitude mais efetiva.

“Quando alguém erra, o primeiro passo é pedir desculpas. Hoje, a TVCI vem publicamente se desculpar pelo ocorrido na última segunda-feira. Inaceitavelmente, o apresentador Tony Lagos disse que quando um homem chega a assediar uma mulher, isso acontece porque ela ‘deu liberdade’. Essa é uma fala machista. Além disso, é uma mentira. Nada justifica o assédio, o abuso ou o estupro. A culpa nunca é da vítima. Falas como essa não contribuem em nada para a construção da sociedade, e, por ter desrespeitado as mulheres, a direção da emissora entende que o apresentador Tony Lagos deve ser afastado”, afirmou na abertura do programa o apresentador Pierre Andrade, anunciando a nova titular do Voz do Litoral, Diana Tulio.

“Antes de começar o programa, eu só queria deixar aqui bem claro que esse é um momento importantíssimo para que a gente possa refletir a respeito do que as mulheres sofrem todos os dias, historicamente, o que as mulheres vêm sofrendo no decorrer dos anos todos os dias. É importantíssimo que os homens entrem nesse diálogo, é preciso que haja um diálogo, porque não se constrói paz dentro da sociedade sem haver um diálogo, sem que os dois lados se entendam, sem que um não olhe para o lado do outro. É muito importante que a gente se olhe, que os homens façam isso, que os homens vejam o nosso lado, o quanto é horrível a gente, a qualquer momento, poder ser assediada, a qualquer momento ser colocada em uma situação constrangedora. Então, a gente começa esse programa trazendo a população para a reflexão, uma reflexão importantíssima para a sociedade como um todo e para desfazer uma cultura que segue durante todos os anos”, disse a jornalista.

“Espero que sejam dias em que a gente possa construir uma nova visão a respeito desse assunto, que a gente possa colocar em discussão aqui no Voz do Litoral. A direção dessa emissora já pediu que a gente aborde o tema para colocar o assunto também em discussão, para que as pessoas possam refletir a respeito dele, e a gente vai fazer isso com certeza nesses próximos dias. Tenham certeza disso”, prosseguiu ela.

A TVCI também anunciou o afastamento do apresentador machista em sua rede social. Confira a nota abaixo:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TVCI (@tvci.oficial)

Entenda o caso

O apresentador Tony Lagos comentava a notícia de um homem que assediou a mulher de um amigo e foi assassinado por ele. “Para um homem, me desculpe, eu penso isso, quem pensa o contrário eu respeito também, mas para um homem chegar ao ponto de mexer com uma mulher, cantar, passar mão na mulher é porque também ela, ali atrás, ela também deu uma certa liberdade, porque a mulher, quando ela se impõe, ela impõe respeito, o homem não é burro, qual o homem que vai fazer gracinha ou vai querer passar a mão na mulher?”, afirmou.

O vídeo, extraído da transmissão ao vivo do programa no YouTube, na última segunda-feira (11/7), viralizou no Instagram e foi repudiado por famosas como a apresentadora Astrid Fontenelle, a atriz Bia Arantes e os cantores Negra Li e Seu Jorge.

Após a repercussão, Tony Lagos se pronunciou nesta terça-feira (12/7). Ele anunciou que iria “esclarecer” a fala machista e ironizou os críticos, chamando-os de “aquela turminha”.

“Quero só esclarecer uma coisa. Embora tenha visto ali os nomes, são sempre os mesmos daquela turminha que me adora, mas mesmo assim vocês me assistem, então agradeço do mesmo jeito. Eu, ontem, fiz um comentário a respeito do amigo que matou o outro, e em momento algum eu disse que a mulher do amigo se abriu para o cara, deu espaço para aquele rapaz mexer com ela, até porque eu não sei, não estava no local onde tudo aconteceu. Eu falei que, muitas vezes, pode ser que aconteça isso também, mas em momento algum eu dei a minha opinião sobre exatamente aquele caso. Só para deixar claro, é que tem os oportunistas de sempre, que a gente já sabe quem são, que para mim tanto faz o que vocês falam ou deixam de falar, o telespectador entende o que eu quero dizer”, declarou.

Em seguida, a TVCI publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais:

“Durante o programa Voz do Litoral desta segunda-feira (11/7), o apresentador Tony Lagos emitiu comentários de forma errônea em relação às mulheres, pelo que inclusive no programa de hoje (12/7) o próprio se retratou, admitindo equívoco.

A direção da emissora repudia qualquer forma de violência ou qualquer ato contra as mulheres e não compactua com a mesma opinião do apresentador. Em nome da TVCI, pedimos desculpas a todas as mulheres pelo infeliz comentário.

Em meio aos últimos três casos que repercutiram na mídia nacional e outros que acontecem a todo momento, a TVCI, como emissora do litoral, também entende a necessidade de um jornalismo que dê voz a vítimas de violências e não colabore para a revitimização”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760