13 de Dezembro de 2024
13 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 19 de Abril de 2023, 16:57 - A | A

Quarta-feira, 19 de Abril de 2023, 16h:57 - A | A

ENTREVISTA

Mais de 350 denúncias "fakes" de ataques em escolas foram apuradas em Cuiabá e VG, diz delegado

Foram recebidas mais de 350 denúncias alertando sobre ataques em unidades escolares de Cuiabá e VG

Adriana Assunção/VGN

O delegado Ruy Guilherme Peral da Silva, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) afirmou em entrevista ao nesta quarta-feira (19.04), que foram recebidas mais de 350 denúncias alertando sobre ataques em unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo o delegado Ruy Guilherme, 44 foram detidos por ameaça de ataques a escola em todo o Estado, deste, a maioria adolescentes, dois adultos e também foi identificada uma criança de 10 anos.

“Aqui na DRCI já recebemos algo em torno de 350 denúncias para mais. Estou levantando dados do Estado todo, porque esse dado é parcial. Até ontem pela manhã, 44 pessoas tinham sido identificadas e responsabilizadas em todo Estado pela prática de ameaças pela internet. Dessas 44, mais de 90% foram mediante a apoio direto da DRCI”, informou o delegado, dizendo que esses dados ainda são parciais e não correspondem a todo Estado.

Leia mais: Airsofts são apreendidas com criança após estudante fazer vídeos e mostrar em escola

O número de denúncias apuradas pela DRCI corresponde ao período posterior ao massacre em uma creche de Blumenau, no dia 5 de abril. O ataque vitimou quatro crianças, que foram assassinadas a golpes de machadinha.

Conforme o delegado, em Várzea Grande, houve duas conduções, na semana passada, por ameaças de ataques a uma escola pública no município. “Estamos atendendo tanto Cuiabá quando Várzea Grande, inclusive, já fizemos a detenção de duas pessoas em Várzea Grande, um maior de idade e uma menina”, afirmou o delegado.

Leia mais: Delegado orienta população ajudar frear divulgação de ataques: “100% se tratam de trotes”

ORIENTAÇÃO AOS PAIS

Ruy Guilherme pediu aos pais que participem mais da vida dos filhos e monitorem as conversas nas redes sociais, incluindo bate-papos de jogos. “Pais não sejam meros expectadores da vida dos seus filhos, sejam responsáveis pelos seus filhos, acompanhem de perto o que seus filhos estão fazendo, veja o teor das conversas travadas nas redes sociais, nos bate-papos de jogos, que tipo de jogos seus filhos estão jogando.

Ruy também pediu aos pais para manterem a calma quando receberem denúncias de supostas ameaças na escola do filho. "Estamos vivendo uma verdadeira epidemia de fake news". Para o delegado, é natural os pais não identificarem o que é fake, em razão disso, orienta a denunciar: “Não tem uma receita pronta para dizer que é Fake, deixa cargo da Polícia Civil”.

“Pelo histórico, a esmagadora maioria de mensagens, situações que investigamos até o momento, com exceção do ocorrido em Lucas do Rio Verde, que a investigação ainda está em andamento, os demais foram todos fake News, brincadeiras de mau gosto. Aos pais que identificarem uma mensagem, um perfil, uma ameaça de massacre mandam esse print para o WhatsApp da DRCI, 65 99973-4429, ou identificar um perfil no Instagram com esse tipo de ameaça já encaminha para o Instagram da diretoria de atividades especiais que é @dae_pcmt”, declarou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760