Uma denúncia que circulou nas redes sociais na tarde dessa terça-feira (22.07) aponta que supostos servidores da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Várzea Grande estariam desviando óleo diesel de maquinários da prefeitura para revendê-lo a terceiros.
Diante da repercussão do caso, a reportagem procurou a Secretaria, que informou, por meio de nota oficial, ter determinado a abertura de uma sindicância administrativa para apurar a denúncia. A investigação será conduzida em conjunto com os órgãos de controle interno e jurídico do município.
Além da sindicância, a gestão municipal informou que já está em andamento, junto à Procuradoria-Geral de Várzea Grande, o processo de implantação de um sistema de rastreamento e telemetria em tempo real para todos os veículos e máquinas da pasta.
Segundo a nota, o novo sistema visa aumentar a transparência e o controle das operações, permitindo o monitoramento de rotas, consumo de combustível e outros dados operacionais.
"A medida visa ampliar a transparência, permitir o monitoramento de rotas, consumo de combustível e demais dados operacionais, além de fortalecer os mecanismos de fiscalização e controle”, destaca o comunicado oficial.
A secretaria reafirmou o compromisso com o uso correto dos recursos públicos e garantiu que haverá responsabilização de possíveis condutas irregulares identificadas durante a apuração.
Confira nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Viação e Obras de Várzea Grande informa que tomou conhecimento da denúncia veiculada na imprensa sobre a suposta retirada indevida de óleo diesel de máquinas públicas por servidores vinculados à pasta. A Secretaria já determinou a abertura de sindicância administrativa para apurar os fatos e adotar as medidas cabíveis, em conjunto com os órgãos de controle interno e jurídico do município.
Paralelamente, está em andamento, junto à Procuradoria Geral do Município, o processo de implantação de sistemas de rastreamento e telemetria em tempo real para os veículos e máquinas utilizados nos serviços públicos da secretaria. A medida visa ampliar a transparência, permitir o monitoramento de rotas, consumo de combustível e demais dados operacionais, além de fortalecer os mecanismos de fiscalização e controle.
A administração municipal reafirma seu compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos e com a responsabilização de eventuais condutas irregulares, conforme prevê a legislação vigente.
Leia também: Apostas de Cuiabá levam mais de R$ 211 mil na Mega; confira
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).