25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Domingo, 21 de Setembro de 2014, 13:30 - A | A

Domingo, 21 de Setembro de 2014, 13h:30 - A | A

23 de Setembro

Várzea Grande 66 anos de Emancipação do Município

A década de quarenta foi muito importante para o desenvolvimento do distrito, pois surgem os primeiros rebentos do solo varzeano com diplomas de escolas superiores.

por Wilson Pires*

A década de quarenta foi à fase decisiva para o encaminhamento de Várzea Grande rumo ao progresso. Nem os cinco anos da 2ª Guerra, nem os anos restantes da ditadura foram obstáculos para o crescimento do 3º distrito cuiabano, cujo desenvolvimento já não recebia a fiscalização e o controle da Prefeitura da Cidade Verde - Cuiabá, a qual, diga-se de passagem, muito pouco se interessava por Várzea Grande.

Tanto isso é fato, pois tudo que foi realizado na pequena vila durante o período que foi distrito de Cuiabá, foi feito pelo Estado e nunca pelo Executivo Municipal cuiabano.

Várzea Grande cresceu pelo empenho de seu povo altivo e trabalhador, pois naquela altura, ainda não contava com ninguém capaz de representá-la, mas mesmo assim dava os primeiros passos para sua independência.

A década de quarenta foi muito importante para o desenvolvimento do distrito, pois surgem os primeiros rebentos do solo varzeano com diplomas de escolas superiores.

Primeira ponte - Em 1942, graças à supervisão do interventor Júlio Muller, inaugura-se a primeira ponte sobre o rio Cuiabá e o Várzea-grandense, liberado da incômoda balsa, aumentam o seu comércio com a capital, fornecendo produtos de primeira necessidade como carne, leite, galináceos, suínos e seus derivados, lenha, carvão, chinelos, material de construção e grande quantidade de cereais, que eram transportados por dezenas de carroças-mascates e auxiliando assim o suprimento do mercado cuiabano.

Os pescadores de Várzea Grande, em todos os tempos foram grandes abastecedores do mercado cuiabano.

Para os varzeanos não importava a guerra lá na Europa, interessava apenas mais escolas e pontes. Em 1945, no final do governo de Júlio Muller que o próspero distrito recebe a tão sonhada iluminação pública.

Era também o fim da ditadura e da II grande guerra. A liberdade que ressurgiu para os povos humilhados por Hitler, foi acompanhada juntamente com a libertação da democracia no Brasil.

O Várzea-grandense respirou feliz, antevendo a possibilidade de adquirir a autonomia da área reservada ao 3º distrito cuiabano, e com a constituinte de 1947, a subdivisão política do Estado tornou-se necessária, a fim de acomodar determinadas regiões mato-grossenses, cuja população e riqueza tinham crescido durante os 15 anos da ditadura.

Emancipação - Em 1947, Licínio Monteiro da Silva foi eleito deputado estadual e com ele, apoiado pela UDN, sob o comando de Gonçalo Botelho, foi eleito o Dr. Benedito Vaz de Figueiredo, outro constituinte de 1947. Várzea Grande foi incluída entre as prioridades e a 23 de setembro de 1948 conseguiu sua independência, com a promulgação da lei nº 126. Foi realizado o sonho de todo o povo Várzea-grandense de ver um dia, sua terra transformada em cidade, apesar da relutância de alguns cuiabanos.

Para a formação do novo município, além das terras do antigo 3º distrito cuiabano, foi incorporado uma área livramentense, somando cerca de 600 Kms2. Cinco anos mais tarde foi anexada também a Várzea Grande a área do distrito de Passagem da Conceição, totalizando assim 682 Kms2.

Era governador de Mato Grosso o engenheiro Arnaldo de Figueiredo, que nomeou o Várzea-grandense Major Gonçalo Romão de Figueiredo para exercer o cargo de prefeito do mais novo município, até que se realizassem eleições.

Instalação da Câmara Municipal - No dia 25 de julho de 1949, foi instalada a Câmara Municipal do novo município, com seus cinco primeiros vereadores eleitos: Benedito Gomes da Silva, Manoel Santana do Nascimento, João Nepomuceno de Magalhães, Júlio Domingos de Campos e Generoso Tavares, escolhidos nas eleições de 29 de maio daquele ano.

Foi seu primeiro presidente o vereador Benedito Gomes da Silva, que em sessão extraordinária do dia 27 de julho de 1949, deu posse ao prefeito eleito, Miguel Leite da Costa, que governou o município até o dia 31 de outubro do mesmo ano. Miguel Leite da Costa governou o município por apenas cinco meses e quatro dias, pois após uma recontagem de votos a Justiça Eleitoral declarava prefeito eleito o senhor Gonçalo Botelho de Campos, que também disputara as eleições e foi declarado derrotado por uma contagem mínima de votos.

Em uma segunda ocasião, uma decisão judicial resultou a eleição do vereador Estêvam Ferreira de Magalhães, ficando assim sem efeito a eleição de Generoso Tavares da Silva.

Inicialmente, sediada em diminuta instalação à Avenida Couto Magalhães, as reuniões aconteciam em lugares modestos, tudo em consonância com a vida cotidiana dos munícipes, daquela época.

Por várias vezes houve necessidade de mudanças, pois até então os recursos eram insuficientes para a aquisição de sede própria.

A industrialização e o desenvolvimento do novo município caminharam juntos; a receita aumentou e o “Projeto de sede Própria”, sonhado por muitos vereadores e munícipes, foi aos poucos se tornando realidade, concretizando-se na 11ª Legislatura.

Fazemos este relato para evidenciar fatos que fazem parte da história que culminou com a instalação efetiva no atual Palácio Benedito Gomes da Silva em dezembro de 1.992.

A realidade exige agilidade em todos os setores e para isso é necessário se preparar para enfrentar a modernidade.

Novos tempos, novas realidades e novas necessidades hão de surgir e como sempre a Câmara Municipal estará na Vanguarda dos acontecimentos.

Localização, Coordenadas Geográficas e Limites - O município de Várzea Grande integra a microrregião da baixada cuiabana (MT-335 – FIBGE), sendo a sua sede distante apenas 5 quilômetros em linha reta (rumo OSO) de Cuiabá.

Várzea Grande limita-se com o município de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Acorizal, todos estes pertencentes á microrregião da baixada cuiabana.

Clima - No município de Várzea Grande o tipo climático dominante é o clima quente e semi-úmido, com 4 meses seco.

Devido à continentalidade que impedem as influências marítimas e a predominância de baixos relevos, este município tem como característica principal à freqüência de temperaturas elevadas, sendo que a média anual fica em torno de 26º C.

O período mais quente corresponde ao semestre Primavera/Verão, onde a temperatura se mantém constantemente elevadas, sendo que a média das máximas fica em torno de 30 a 34º C. As temperaturas mais baixas são registradas nos meses de junho e julho, devido principalmente á ação das massas de ar polares provenientes do Sul do continente. Porém, nestes meses ocorrem também temperaturas médias do inverno são pouco representativas.  A média mínima fica entre 18 e 22º C.

O regime das chuvas deve-se que exclusivamente às interferências do sistema de circulação atmosférica, caracteristicamente tropical, com precipitação máxima no verão e mínimo no inverno.

Cerca de 70% do total das chuvas acumuladas durante o ano se precipitam de dezembro a abril, sendo em geral mais chuvoso o trimestre dezembro-janeiro-fevereiro, enquanto a estação seca se prolonga de maio a agosto. Neste município a altura total das chuvas alcança cerca de 1.250 mm anuais.

Área e altitude do município - Com uma área de 682 Km2, Várzea Grande apresenta uma participação percentual de 0,9 e 0,1% em relação ao total da área da microrregião e do Estado, respectivamente.

A sede municipal fica a 185 metros de altitude, é determinada pelas coordenadoras geográficas de 15º 32`30 “de latitude sul e 56º 17` 18” de longitude W de Gr.

População e eleitores - De acordo com IBGE, Censo 2010, a população de Várzea Grande 252.709 habitantes, sendo, 125.358 homens e 127.351 mulheres.

Conforme informação do Cartório Eleitoral de Várzea Grande, 178.061 eleitores estão aptos a votar.

Em Várzea Grande, como em muitos municípios brasileiros, tradicionalmente se comemora a data de fundação da cidade que é 15 de maio de 1867, mas não deixa de ser importante a data de aniversário de “Emancipação Política Administrativa” que é 23 de setembro de 1948.

*Wilson Pires é jornalista em Mato Grosso.

Comente esta notícia

Mario Monteiro da Silva 22/09/2014

Infelizmente temos pouco a comemorar,pois os três últimos Prefeitos foram verdadeiros fiasco e fracassos em termos de desenvolvimento da nossa VG. Por incrível que apareça só tivemos boas admistracao quando o Grupo político da família Campos, em especial Julio.,Jaime Campos,seu pai seo Fiote, ,seo Licinio ,Ary Campos e Carlos Gomes governaram o município de V.Grande. O resto só foram tranqueiras...em especial o atual Wallace.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760