Ao final da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (13.11), dois fortes estrondos foram ouvidos, e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Por medida de cautela, os servidores e colaboradores do edifício-sede também foram evacuados. Informações adicionais sobre as investigações dependerão do desenrolar dos fatos. A equipe de segurança do STF está colaborando ativamente com as autoridades policiais do Distrito Federal (DF).
O presidente do STF manteve contato telefônico com o presidente da República, o diretor-geral da Polícia Federal (PF) e a vice-governadora do DF. Também trocou mensagens com o governador do DF. Ele está acompanhando a ocorrência e permanece em comunicação direta com a equipe de segurança do STF.
Os prédios do Supremo Tribunal Federal passarão por uma varredura completa durante a madrugada e a manhã desta sexta-feira (14), com o objetivo de verificar a existência de eventuais artefatos. O expediente foi suspenso até o meio-dia em todos os prédios, e a situação será reavaliada ao longo da manhã.
Manifestação do ministro Ricardo Lewandowski
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em nota, afirmou que as forças federais de segurança pública estão monitorando atentamente os eventos registrados na capital do país na noite desta quarta-feira (13.11). Ele destacou que tais forças estão preparadas para garantir o pleno funcionamento dos Poderes constituídos.
"As forças federais de segurança pública acompanham atentamente os acontecimentos ocorridos na capital do pais, na noite desta quarta-feira (13), e estão preparadas para assegurar o pleno funcionamento dos Poderes constituídos. A Polícia Federal está trabalhando com rigor para elucidar, com celeridade, a motivação das explosões na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, e nos arredores do Congresso Nacional."
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).