04 de Dezembro de 2024
04 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

No Alvo Terça-feira, 25 de Abril de 2023, 17:10 - A | A

Terça-feira, 25 de Abril de 2023, 17h:10 - A | A

UM PESO E DUAS MEDIDAS

Mauro Mendes sanciona lei, mas só usa quando é conveniente

Embora a Lei estadual 11.273 estabelece que as escolas estaduais transformadas em militares vão homenagear um militar, a mudança de nomenclatura não vale para a Escola Estadual André Antônio Maggi

No mínimo contraditório. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) sancionaou a Lei estadual 11.273, de 18 de dezembro de 2020, estabelecendo que as escolas estaduais transformadas em militares homenageariam um militar, que tenha atuado na região onde fica a instituição de ensino. Pois bem: Mauro Mendes trocou os nomes das Escolas Estaduais, Nadir de Oliveira, em Várzea Grande e a Paulo Freire, em Canarana (a 643 km de Cuiabá).

Freire teve seu nome retirado da Escola Estadual Paulo Freire para homenagear o cabo PM Sebastião Ferreira Miranda.  Já a "desomenagem” à professora Nadir de Oliveira se consolidou quando se tornou Escola Estadual Tiradentes, passando a homenagear tenente-coronel da PM, Louirson Rodrigues Benevides.

Porém, a mudança de nomenclatura não ocorreu na Escola Estadual André Antônio Maggi, agora, chamada de Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II - Sr. André Antônio Maggi, que é pai do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, um dos bilionários do Agro, que aparecem na lista da revista Forbes, com fortuna maior de R$ 7,12 bilhões.

Lamentável, o patrono da Educação, Paulo Freire e a humilde professora Nadir de Oliveira, em Várzea Grande, não  tiveram a mesma consideração e importância para o governador -  como teve o pai do ex-governador Blairo Maggi.  

Será que o pioneiro da soja é mais importante que o patrono da Educação? Ou mais importante que a humilde professora que contribuiu com a Educação de uma geração inteira? Ou não tem nenhum militar que atuou na circunscrição de Rondonópolis? Mauro Mendes, um peso e duas medidas!

"Parágrafo único As escolas estaduais da rede pública de ensino que eventualmente sejam transformadas para o modelo do caput passarão a se denominar Escolas Estaduais Militares e receberão a denominação de um militar estadual homenageado que atuou na região de circunscrição".

 VEJA ABAIXO

LEI Nº 12.091, DE 24 DE ABRIL DE 2023. 

Autor: Deputado Sebastião Rezende

Denomina-se Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II - Sr. André Antônio Maggi a Escola Estadual André Antônio Maggi, no Município de Rondonópolis. 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispõe o art. 42 da Constituição Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica denominada de Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II - Sr. André Antônio Maggi a Escola Estadual André Antônio Maggi, no Município de Rondonópolis. 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Palácio Paiaguás, em Cuiabá, 24 de abril de 2023, 202º da Independência e 135º da República. 

MAURO MENDES

Governador do Estado

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760