17 de Junho de 2024
17 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Terça-feira, 08 de Dezembro de 2015, 10:55 - A | A

Terça-feira, 08 de Dezembro de 2015, 10h:55 - A | A

Dia Internacional Contra Corrupção

MPF quer recolher 1,5 de assinaturas no País para endurecer as leis contra corrupção

Faça parte da campanha Dez Medidas contra a Corrupção

Edina Araújo/VG Notícias

Nesta quarta-feira (09.12) será lembrado em todo o mundo o Dia Internacional Contra a Corrupção. Para celebrar a data, o Ministério Público Federal (MPF) vai realizar coleta de assinaturas da campanha 10 Medidas Contra a Corrupção para conseguir 1,5 de assinaturas em todo País. Já foram coletadas cerca de 800 mil assinaturas.

Como instituição criada para a “defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais” (art. 127 da Constituição Federal), a atuação do Ministério Público Federal está estritamente ligada ao combate à corrupção. Durante este ano, o MPF realizou a campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, que tem como objetivo evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário. Para apresentar os projetos de lei, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas.

As medidas buscam, entre outros resultados, acelerar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos e criminalizar o enriquecimento ilícito. 

Como participar - Eleitores de todo o Brasil podem participar da campanha. O primeiro passo é imprimir a lista de apoiamento e convidar amigos, parentes, colegas e vizinhos para assinar também. É importante que todos os dados sejam preenchidos corretamente, mas, se uma pessoa não estiver com o título de eleitor, pode assinar, se incluir as outras informações. As listas preenchidas devem ser entregues em qualquer unidade do MPF.

Outra forma de ajudar a campanha é divulgá-la. Há vários materiais, como cartazes e folhetos, disponíveis gratuitamente no site das 10 medidas. Basta imprimir e distribuir na escola, por exemplo, ou usar em posts nas redes sociais.

Organizações como empresas, órgãos de classe, sindicatos, instituições religiosas, clubes e entidades do terceiro setor também podem participar, enviando cartas de apoio às dez medidas para as unidades do MPF em todo o Brasil.

Mais informações sobre a campanha estão no site www.10medidas.mpf.mp.br. (Com MPF)

 

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760