Reprodução

Grupo, que não seria de moradores, cercou e hostilizou os jornalistas em protesto no local no último sábado
Em meio ao clima tenso no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, uma equipe de reportagem da GloboNews foi expulsa do local, no sábado, quando cobria manifestações de moradores pelo fim da violência na região. A população protestava contra os sucessivos confrontos no conjunto de favelas, culminando na morte de quatro pessoas na semana passada, entre elas, um menino de 10 anos.
Segundo relatos, as pessoas que expulsaram a equipe da GloboNews não seriam moradoras. O grupo estava acompanhando o trabalho da imprensa e o protesto. Um vídeo feito por Mauro Marques mostra o momento em que os jornalistas foram cercados. É possível ouvir ainda um dos organizadores do protesto falar ao microfone: "Eles estão cobrindo o nosso lado". Esta não é a primeira vez que repórteres da GloboNews são expulsos de uma manifestação. Nos atos de 2013 e 2014, manifestantes hostilizavam os jornalistas e diversas vezes chegaram a expulsá-los dos locais.
Alemão vive dias de tensão
Há pouco mais de três meses, moradores do Alemão vêm convivendo com intensos confrontos entre bandidos e policiais. No entanto, na última semana, os tiroteios culminaram na morte de quatro pessoas, em dois dias, sendo uma delas de Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos. Ele foi atingido por um tiro de fuzil, na quinta-feira, quando brincava na porta de casa. Na quarta-feira, uma moradora — além de dois suspeitos — também morreu vítima dos confrontos. Ela foi baleada dentro de casa.
A violência no local vem sendo criticada e alvo de inúmeros protestos da população. Nesta segunda-feira, as comissões de Direitos Humanos da Alerj e da Câmara dos Vereadores se reúnem com familiares de vítimas de confrontos no local. O objetivo é colher depoimentos e cobrar uma postura do estado.
Comentários (0)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!