26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Internacional Sábado, 17 de Novembro de 2012, 08:00 - A | A

Sábado, 17 de Novembro de 2012, 08h:00 - A | A

Rei espanhol pede apoio da América Latina para tirar país da crise

Em seu discurso, o rei espanhol pediu para se aprofundar a cooperação entre os países que compõem a região ibero-americana, para "se fazer ouvir no mundo com uma só voz".

Folha de S.Paulo

 

A Cúpula Ibero-Americana foi inaugurada ontem (16) pelo rei da Espanha, Juan Carlos 1º, com um apelo para que Espanha e Portugal aproveitem a bonança econômica da América Latina para estimular o seu crescimento.

Em seu discurso, o rei espanhol pediu para se aprofundar a cooperação entre os países que compõem a região ibero-americana, para "se fazer ouvir no mundo com uma só voz".

O rei afirmou que a "região ibero-americana está em alta" e que, embora persistam as desigualdades, há uma classe média pujante que luta para encontrar seu lugar nesta nova sociedade.

"Necessitamos mais Ibero-américa", proclamou o chefe de Estado espanhol na cerimônia inaugural da 22ª Cúpula Ibero-Americana, realizada no Gran Teatro Falla, na cidade espanhola de Cádiz.

Para o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, as mudanças nas relações internacionais, a crise econômica dos países desenvolvidos e especialmente os da União Europeia e os Estados Unidos e a bonança latino-americana caracterizam o momento em que acontece a reunião.

A cúpula de Cádiz acontece em um momento em que Espanha e Portugal atravessam uma crise econômica aguda com "profundas repercussões sociais", enquanto os países do continente americano atravessam uma década de bonança refletida em altas taxas de crescimento e forte queda da pobreza, afirmou Iglesias.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, considerou em seu discurso que a América Latina pode fornecer muito à Espanha e à Europa em um momento de dificuldade como o atual, depois do sucesso que teve devido a sua "determinação, esforço e paciência", e na combinação de austeridade com políticas próprias de crescimento e coesão social.

"Mais América Latina na Europa e na Espanha é uma receita imbatível para enfrentar os atuais desafios", afirmou Rajoy.

PRESENÇAS E AUSÊNCIAS

Participaram da cerimônia 15 chefes de Estado e Governo assim como a rainha e os príncipes das Astúrias, e chanceleres de toda a comunidade ibero-americana.

Da cúpula, que pela terceira vez acontece na Espanha, não participaram sete chefes de Estado. Às ausências já anunciadas juntou-se hoje "por razões de força maior" a do nicaraguense Daniel Ortega.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica, não viajaram para Cádiz por motivos de saúde, e também não participaram os da Venezuela, Hugo Chávez, e de Cuba, Raúl Castro.

Federico Franco, presidente do Paraguai, não foi a Cádiz para não entorpecer a presença de outros países que vetaram seu país em organizações latino-americanas, após a cassação de seu antecessor, Fernando Lugo; e o chefe de Estado guatemalteco, Otto Pérez Molina, cancelou sua viagem por causa do terremoto em seu país.

Os últimos a chegar foram os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e do Peru, Ollanta Humala. O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, não chegou a tempo de participar da cerimônia de inauguração.

A Declaração de Cádiz e o Programa de Ação aglutinam os temas e decisões desta reunião, que tem um forte acento econômico e onde não surgiram outros temas políticos relevantes.

A estes documentos, que serão assinados neste sábado pelos chefes de Estado e de Governo, se acrescentam uma dúzia de comunicados especiais, que abordam temas variados, como o embargo dos EUA a Cuba, as Malvinas, a folha de coca, a mudança climática, o assassinato de mulheres, a inclusão dos incapacitados no mercado de trabalho e a declaração de 2013 como Ano Internacional da Quinua.

Também aprovarão um comunicado de apoio à candidatura da Espanha ao Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente.

CIRURGIA

Em seu discurso, o rei Juan Carlos 1º também afirmou que será submetido a uma cirurgia no quadril na próxima semana, sem dar maiores detalhes.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760