25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 13 de Abril de 2016, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 13 de Abril de 2016, 07h:00 - A | A

desperdício de medicamentos

Prefeitura de VG conclui Tomada de Contas

Caberá ao TCE apontar e punir responsáveis

Lucione Nazareth / VG Notícias

Após oito meses, a Prefeitura de Várzea Grande finalizou o processo de Tomada de Contas e deve apresentar nos próximos dias ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o relatório referente as mais de duas toneladas de medicamentos vencidos encontradas no município, conforme denunciado com exclusividade pelo VG Notícias.

Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Comunicação do município, Marcos Lemos, disse que a auditoria que foi recomendada pelo TCE, foi encerrada em março deste ano. “A Tomada de Contas já foi concluída por parte do município. Agora depende de uma avaliação do Tribunal”, disse.

Segundo ele, para realizar o “fechamento” do levantamento, o secretário de Saúde, Luiz Soares, solicitou ao Tribunal que seja cedido ao município dois auditores de controle externo para depois o documento seja enviado ao TCE para que ser apreciado pelo relator do processo, conselheiro Valter Albano.

“Ex-prefeitos foram chamados, ex-secretários foram chamados. Tem compra de medicamentos que antes de vencer a Prefeitura repassou para outro para não perder a validade. Então tudo isso tem que ser relatado para o julgamento da Tomada de Contas”, declarou.

Sem citar nomes, Lemos revelou que nem todos os ex-prefeitos e ex-servidores se manifestaram durante o processo de Tomada de Contas. “Tem ex-prefeitos, servidores que não apresentaram defesa. Tem servidor que era chefe e não foi encontrado”.

Apesar disso, o secretário declarou que na apuração da Prefeitura não cita quem são as pessoas responsáveis pelos medicamentos, e que essa decisão “compete” apenas ao Tribunal de Contas que irá analisar e julgar o processo.

“A decisão final não é do município. A decisão é do Tribunal de Contas que irá julgar a Tomada de Contas. Eles que irão apontar os responsáveis e puni-los”, disse.

Lemos disse que a conclusão de todo o processo irá depender do TCE, mas destacou acreditar que no máximo em 90 dias o órgão de controle deve encerrar o assunto com o julgamento da Tomada de Contas.

O gestor explicou que para evitar novos desperdícios de medicamentos, principalmente na questão do vencimento, a Prefeitura está implementando um sistema informatizado para o controle dos medicamentos no município.

“O que tem lá é problema de controle. Se você não tem controle do que entra, data que entrou, quanto pagou, para onde foi, você não tem como fiscalizar. Hoje é um exagero você perder remédio. Tanta gente procurando remédio. Principal medida vai informatizar todo o sistema de aquisição e de distribuição de medicamento”, finalizou.

Entenda o caso - O VG Notícias recebeu denúncia e constatou "in loco" a quantidade de 392.649 mil remédios vencidos entre 2013 e 2014, e outros tantos relacionados aos anos 2011, 2012 e março de 2015, armazenados no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (CADIM), na rua Salim Nadaf.

Além destes quase 400 mil medicamentos vencidos no CADIM, ainda haviam no depósito da Guarda Municipal outra quantidade imensurável de remédios jogados, sem nenhum cuidado de armazenamento.

Dias depois, a reportagem do VG Notícias recebeu nova denúncia de mais medicamentos vencidos flagrados entulhados em uma sala e banheiro, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Várzea Grande. A estimativa é que no local há mais de 200 caixas cheias de diversos tipos de medicamentos, inclusive reagente usado em Raio X para vencer.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760