25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 09 de Março de 2016, 16:55 - A | A

Quarta-feira, 09 de Março de 2016, 16h:55 - A | A

Nova derrota

TJ/MT nega novo pedido de habeas corpus a José Riva

Defesa de Riva argumentou excesso de prazo na instrução processual

Lucione Nazareth / VG Notícias

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), por unanimidade, negou nesta quarta-feira (09.03) um novo pedido de habeas corpus em favor do ex-deputado estadual José Riva.

O ex-presidente da Assembleia está preso desde o dia 13 de outubro de 2015 no Centro de Custodia de Cuiabá, quando foi deflagrada a “Operação Célula Mãe” pelo Grupo de Ação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

 O ex-parlamentar é acusado de comandar um esquema que desviou cerca de R$ 2 milhões da Assembleia por meio da verba de suprimento de fundos.

A defesa de Riva argumentou excesso de prazo na instrução processual, devido ao tempo da prisão temporária, além disso, alega que ele estaria sofrendo constrangimento ilegal.

No entanto, o relator do pedido, desembargador Juvenal Pereira da Silva, alegou que a tese da defesa não prospera, já que o prazo determinado para transcorrer da instrução processual é de 120 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

O magistrado apontou que o excesso de prazo ocorria quando a prisão alcançar mais de 240 dias, fato que não teria ocorrido no caso da detenção de Riva.

Diante dos fatos, o relator votou pela manutenção da prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativo, sendo acompanhado pelos demais membros da Terceira Câmara Criminal, Gilberto Giraldelli, como primeira vogal e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, na segunda vogal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760