13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Meio Ambiente Domingo, 25 de Outubro de 2015, 12:52 - A | A

Domingo, 25 de Outubro de 2015, 12h:52 - A | A

Meio Ambiente

Três programas de sustentabilidade serão lançados nesta segunda (26) pelo governo de MT

São ações que visam maior preservação dos recursos naturais, como água, solo e biodiversidade.

O governador Pedro Taques lança nesta segunda-feira (26.10), três programas de sustentabilidade. O primeiro deles será a assinatura de um termo de cooperação técnica com a empresa Itaipu Binacional para implantação da metodologia do Programa Cultivando Água Boa, que propõe a adoção de novos modelos de produção em microbacias hidrográficas prioritárias de Mato Grosso, com ações que visam maior preservação dos recursos naturais, como água, solo e biodiversidade.

O Cultivando Água Boa tem o objetivo de minimizar os impactos ambientais já previstos para os próximos 10 a 50 anos, como aumento da temperatura entre 2,5º C e 4º C (na visão otimista), diminuição em 20% - ou mais - no volume das chuvas, o que reduzirá a vazão dos rios, comprometendo o abastecimento de água para a população e também para os setores produtivos.

Seis secretarias estão diretamente envolvidas nesta iniciativa: Meio Ambiente (Sema), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Seduc), Trabalho e Assistência Social (Setas) e Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (Gadr).

“Nós estamos trazendo esta proposta para Mato Grosso porque já é realidade em municípios do Paraná”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini.

Outra ação importante, que também ocorrerá na mesma solenidade, é o termo de adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a presença do secretário-executivo do ministério, Francisco Gaetani.

A A3P consiste em uma proposta de inserir a variável socioambiental no cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho de todas as instituições estaduais. Quatro delas terão ações imediatas: Meio Ambiente, Cidades, Gabinete de Assuntos Estratégicos e Educação. Está no acordo de resultados da Sema oferecer suporte as demais pastas em vários aspectos, entre eles, estão: gestão de resíduos sólidos e perigosos gerados; redução de consumo e reaproveitamento de materiais; combate ao desperdício de energia e de água, cidadania, ética, equidade, segurança e qualidade de vida no trabalho.

Por último, o governador Pedro Taques fará o lançamento oficial do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (Peaaf) e do Projeto Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, visando o fortalecimento da sustentabilidade no governo do três programas de sustentabilidadeEstado. Esse é um programa do MMA, executado pela Sema, com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) e de outras três secretarias (Setas, Seduc e Seaf). O projeto o conta com o investimento de R$ 750 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente e em contrapartida das Prefeituras, que disponibilizarão espaço, cozinheiras e transporte.

O principal objetivo do Peaaf é manter os jovens e mulheres no campo, a partir de cursos de capacitações voltadas para conservação da biodiversidade, regularização ambiental, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, comunicação e mobilização social. Ao todo, serão ministrados aulas a respeito de 15 temas ao longo de nove meses para 180 moradoras de assentamentos, comunidades tradicionais e quilombolas mato-grossenses.

Comente esta notícia

maira 26/10/2015

Esse governo ta feio ,inves de resolver as questoes do outro governo deixou fica ai so de papo,ainda nao vi nada que fez,so tirou os direitos do trabalhador,os funcionarios da educação passou a perna,os policiais quer ver o cão e não quer ver ele,não fez nada só de lorota como diz ele mesmo.so papo furado.só ta de conversa fiada.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760