13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015, 23:00 - A | A

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015, 23h:00 - A | A

Cassação

Vereadores cassam mandato do prefeito de Leverger

Dos 11 vereadores, 10 votaram favoráveis a cassação do mandato

Welington Sabino, repórter do GD

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Leverger (34 Km ao sul de Cuiabá) cassou o mandato do prefeito Valdir Ribeiro (PT) na noite desta segunda-feira (28.09). Dos 11 vereadores, 10 votaram favoráveis ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada há cerca de dois meses e decretaram a perda do mandato do petista que é acusado de não prestar contas ao vereadores ignorando os requerimentos aprovados no Legislativo Municipal. Somente o vereador Luiz Felipe (PDT) que se absteve de votar. 

Nos requerimentos os parlamentares cobram informações sobre gastos de recursos públicos com obras no município, principalmente de infraestrutura consistente no patrolamento de estradas vicinais. Autor da denúncia que motivou a CPI, o vereador Adelmar Genésio Gálio (Pros) afirma que foram 132 requerimentos aprovados no Legislativo e encaminhados ao prefeito desde o começo de 2014, mas que foram ignorados pelo gestor que, insistia, segundo ele, em sonegar as informações requisitadas. 

No lugar de Gálio quem votou foi o suplente da coligação, Hamilton José e Silva (PMDB), convocado para votar no do autor do pedido da CPI. A estratégia,  segundo Adelmar, está amparada pela Lei Orgânica do Município. A CPI foi presidida pelo vereador Ugo Padilha (DEM), e teve Sérgio Potrich (PR) como relator. O vereador Marcelo Queiroz (PDT) integrou a Comissão na condição de membro-titular. 

A sessão começou às 18h e foi acompanhada por dezenas de moradores que lotaram a galeria da Câmara de Leverger. O prefeito tinha direito de fazer sustentação oral e apresentar sua defesa durante 2 horas. No entanto, ele não compareceu ao Legislativo e nem o seu advogado. 

Votaram pela cassação conforme o relatório final da CPI, os vereadores: Franklin Silva e Miguel dos Santos, ambos do PSDB, Pedro Fernandes e Wagner Belmiro do PSD, Sérgio Potrich (PR), Veraldo Cruz (PP), Patrícia Pires (Pros) e também Ugo Padilha e Marcelo Queiroz (presidente e relator da CPI, respectivamente) e o suplente Hamilton Silva. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760