26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 15:37 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 15h:37 - A | A

Várzea Grande

Justiça Eleitoral realiza treinamento de mesários em VG

O treinamento na capital mato-grossense será sempre à noite, na Casa da Democracia, que fica anexa à sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

TRE/MT

A 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande realiza, esta semana, o treinamento dos 782 mesários que estão sob sua responsabilidade para trabalhar nas Eleições de 2014. As aulas ocorrem no Centro Universitário Univag, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei. Em Cuiabá o calendário de treinamento começa no dia 1º de setembro e segue até o fim do mês. O treinamento na capital mato-grossense será sempre à noite, na Casa da Democracia, que fica anexa à sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

A capacitação é dividida em aulas teóricas e práticas, que abordam desde as responsabilidades de cada função até as orientações para casos especiais e de conflitos. Na parte teórica o mesário aprende sobre o funcionamento das urnas por meio de uma simulação real de votação.

Luciana Amorim Callejas é técnica judiciária do TRE-MT e está atuando como monitora do 3º treinamento de mesários. Ela é uma das responsáveis por explicar o funcionamento das urnas. “A preparação é importante por ser prática, simular uma eleição em tempo real, mostrar o que realmente acontece no dia da votação. Dá segurança para o mesário, que pode se familiarizar com a urna”.

Simeres Albuquerque Godoy, chefe de cartório, explica que haverá um treinamento extra na véspera das Eleições, com local e data ainda a serem definidos, para aqueles mesários que forem convocados após o calendário oficial de treinamentos em substituição a outros que não poderão trabalhar na votação. Mesários que não puderam comparecer à capacitação de sua zona eleitoral nas datas marcadas devem entrar em contato com o cartório eleitoral para verificar a possibilidade de participar desta última preparação.

O analista contábil Jeanderley Zillaiba, mesário pela primeira vez, está animado com a nova experiência. “Seria quase impossível trabalhar nas Eleições sem o treinamento. Trabalhar como mesário é um ato de cidadania, uma forma de contribuir com a nação. Também acho importante o conhecimento adquirido, saber como funciona o processo eleitoral.”

Quem já foi mesário outras vezes também é convidado para o treinamento. A professora Edna Marcoski é experiente na função, já trabalhou como convocada e hoje é voluntária. Ela é de um tempo em que mesário era uma função bem mais complicada. Ela conta que quando trabalhou pela primeira vez nas eleições, o processo era todo manual. “Tinha todo aquele trabalho de contagem de voto, além de ter que carregar aqueles sacos de lona até o ginásio. Hoje é tudo mais simples. O treinamento é indispensável principalmente para quem está participando pela primeira vez, chegar na hora e saber o que fazer.”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760