13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 10:00 - A | A

Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 10h:00 - A | A

SAÚDE

OSS que administra Hospital Metropolitano de VG é investigado por suposto desvio de recurso; Profissionais estão sem receber salário

Secretaria de Saúde do Estado cria comissão para investigar repasses destinados ao Hospital Metropolitano de VG; Estado desconfia de desvio de recurso

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Após denúncia dos médicos do Hospital Metropolitano de Várzea Grande por atraso de salários, a Secretaria de Saúde do Estado criou, por meio da portaria 12/2014, uma comissão para fiscalizar o destino da verba repassada pelo Estado para a Organização Social de Saúde (OSS), Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas) – responsável pela administração da unidade.

De acordo com a portaria, publicada na Imprensa Oficial do Estado (Iomat), a comissão terá o papel de realizar um diagnóstico financeiro e de débitos junto aos médicos, empregados, fornecedores e demais contratados pelo Ipas para prestação de serviços, bem como, acompanhar a realização dos pagamentos desses débitos.

Consta na portaria, que a comissão terá a missão de fazer um levantamento dos serviços médicos hospitalares e outras despesas realizadas pela Organização Social que não estavam previstas no contrato de gestão.

Ainda de acordo com o documento, a comissão formada por seis membros (três contadores, um médico, uma enfermeira e um assistente administrativo) deve concluir os trabalhos em 30 dias (passando a ser contado com a data de publicação), podendo ser prorrogado, porém, não estipula o tempo da prorrogação. A comissão está ligada diretamente ao gabinete do secretário estadual de Saúde, Jorge Lafetá.

Vale destacar que em julho do ano passado, os funcionários do Hospital Metropolitano paralisaram as atividades por seis dias, alegando falta de pagamento dos salários. Na época o Instituto Pernambucano alegou que havia atrasos nos repasses mensais, falta de adequação dos valores financeiros e acúmulo da dívida gerada pela criação de novos serviços.

Atualmente o Estado repassa mensalmente para o Hospital Metropolitano R$ 2,1 milhões, e a Secretaria de Saúde garante que o repasse para a unidade está em dia.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760