25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 13 de Abril de 2015, 18:10 - A | A

Segunda-feira, 13 de Abril de 2015, 18h:10 - A | A

PEC

Comissão de Educação vota projeto que obriga bolsista a prestar serviço à rede de ensino

Os bolsistas no exterior deverão cumprir o serviço após o retorno ao Brasil, durante período igual ao que durou a bolsa.

Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar na reunião de terça-feira (14.04) projeto de lei que obriga beneficiários de bolsas de estudos custeadas pela União a colaborarem com estabelecimentos públicos de educação básica. Pela proposta (PLS 224/2012), do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os bolsistas deverão prestar serviços de divulgação, formação e informação científicas e educacionais por, no mínimo, quatro horas semanais.

Cristovam entende que, em contrapartida ao benefício recebido, os bolsistas poderão ajudar a disseminar o interesse dos jovens estudantes pelas ciências. Segundo o texto, a forma de participação dos bolsistas deve ser definida por órgãos federais competentes em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação. Os bolsistas no exterior deverão cumprir o serviço após o retorno ao Brasil, durante período igual ao que durou a bolsa.

O autor argumenta que, desde cedo, as crianças aprendem sobre arte e esporte, mas poucas se interessam pelas matérias científicas. Por outro lado, observa, há milhares de cientistas em formação, como bolsistas, por meio de programas que consomem grande soma de recursos de órgãos do governo. Entre as iniciativas, ele citou o programa Ciências sem Fronteiras.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760