25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 03 de Maio de 2013, 16:36 - A | A

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013, 16h:36 - A | A

Resposta

Diretores rebatem secretário de educação de VG, Jonas Silva e afirmam que gestão é a pior de todos os tempos

 

Por Thaiza assunção/VG Notícias

Diretores das escolas municipais de Várzea Grande estiveram na tarde desta sexta-feira (03.05)  na redação do VG Notícias para pedir direito de resposta a declaração do secretário municipal de Educação, Jonas Silva na matéria intitulada “Está faltando o gestor ter atitude de gestor” diz secretário de Educação de VG, Jonas Silva sobre diretores escolares. A matéria foi publicada ontem (02.05).

De acordo com os profissionais, as escolas não recebem repasse de R$ 100 mil de programas do governo Federal. Conforme eles, o dinheiro repassado as unidades servem apenas para adquirir materiais pedagógico ou materiais do dia a dia como produto de  limpeza e outros. Veja carta dos diretores entregue ao VG Notícias no final da matéria.

Os diretores relataram ainda, que muitas vezes precisam retirar dinheiro do próprio bolso para adquirir esses materiais para escolas, pois o dinheiro recebido é insuficiente.

Para os profissionais a gestão do secretário Jonas Silva, é a pior de todos os tempos. Segundo os diretores, desde que assumiu a pasta em janeiro de 2013, o secretário não reuniu com a categoria para discutir as necessidades das escolas e apresentar um plano de ação para as unidades.

Veja carta entregue pelos profissionais ao VG Notícias:

RESPOSTA A FALTA DE ÉTICA DO “SECRETÁRIO DE EDUCAÇAO” JONAS SEBASTIÃO DA SILVA

Nós, atuais gestores das escolas municipais de Várzea Grande, não gostaríamos de lidar dessa questão da falta de competência profissional do secretário Jonas, na mídia, por que todos os líderes da pasta da educação que tivemos costumavam tratar das questões de melhoria da educação diretamente com os diretores, demonstravam atitudes de coragem e ética.

Temos conversado com o prefeito Walace que demonstra ser um gestor sensato, capaz e coerente. O próprio prefeito se dispôs a conversar com o secretário Jonas para saber o que está acontecendo, e saber por que este está adotando essa postura de inimigo dos profissionais da educação.

Gostaríamos de esclarecer que esse valor tão alto de R$ 100 mil  que o secretário Jonas afirma que as escolas recebem É EQUIVOCADO, são pouquíssimas as escolas que participam do Programa Mais Educação e aquelas que participam recebem uma verba que vem exclusivamente para comprar o material das oficinas e pagar os monitores, é feito um prévio planejamento e não pode ser aplicado para reforma ou construção. O PDE interativo (pouquíssimas escolas receberam), só pode ser aplicado em material pedagógico ou de apoio aos alunos, o planejamento é feito bem antecipadamente e tem uma prestação de conta rigorosa, onde todo o processo é acompanhado pelos técnicos da Secretaria de Educação, profissionais capazes e que por sinal assessoram de perto com visitas às escolas e/ou reuniões, o que não temos nada a reclamar. Então o Secretário de Educação está chamando de incompetente a sua equipe de trabalho?

É corretíssimo fiscalizar a aplicação da verba recebida pelas escolas e se tem alguma escola com dificuldade na prestação de contas, cadê o líder da pasta que não assessora e orienta? É mais cômodo criticar, “meter o pau” e punir, não é secretário? É menos trabalhoso, generalizar e condenar todas as escolas. Essa postura de desconfiança faz parte da própria jornada profissional do Secretário Jonas, por que toda a cidade sabe que o seu histórico trabalhista deixa a desejar.

QUEREMOS DEIXAR BEM CLARO QUE ESTAMOS SIM INCOMODADOS COM A POSTURA PROFISSIONAL DO SECRETÁRIO, MAS PODEMOS AFIRMAR QUE É POR CAUSA DA FALTA DE BOM RELACIONAMENTO, POIS A FORMA DE TRATAMENTO PARA COM TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DESDE O GUARDA ATÉ O GESTOR É VERGONHOSA E HUMILHANTE.

O Secretário quando procurado, as pessoas sentem humilhados, coagidos, pela falta de ética profissional.

Em entrevista, afirma que está monitorando 100% as unidades escolares, então deve saber da situação caótica que se encontram as escolas, por falta de atendimento da Secretaria de Educação às solicitações urgentes e necessárias, como: capinagem, troca de fiação elétrica, falta de equipamentos de prevenção a incêndio, falta de carteiras e mesas para os alunos, reforma de banheiros dos alunos, reforma de cozinha inadequadas, dedetização, falta de pratos e colheres para os alunos merendarem, manutenção dos computadores dos laboratórios de informática e principalmente apoio aos gestores para garantir a eficácia dos trabalhos, pois até hoje não visitou as escolas ou ao menos realizou uma reunião com os gestores para socializar o andamento da condução do ano letivo. Por que será que na sua entrevista não tocou nestes pontos?

Diz que tem o controle de 100% das escolas, porem estas,  têm um gestor para fazê-lo, mas esquece de cuidar da sua própria Secretaria, pois o que estamos sabendo é que têm muitas escolas com funcionários em excesso, o que inchou a folha e daí Secretário? Quem autorizou esse número tão grande de contratos?  Por que pelo que todos sabem os contratos são deste ano (2013), o que estava fazendo que não viu isso? É muito fácil apontar a falha dos outros e esquecer dos seus próprios erros. É sábio o ditado que diz: “Antes de cuidar da casa dos outros, mantenha a sua arrumada”.

Que coisa feia Secretário, ficar criticando as gestões anteriores, vemos isso como vexatório, por que um bom líder age e através de suas ações é admirado/notado e/ou odiado. Não é criticando o trabalho dos outros que se consegue a confiança das pessoas. Todos sabem que Várzea Grande vem há décadas capengando e passando por situações administrativas lamentáveis, mas será que ela vai ser melhor apontando culpados e criticando?

Que Secretário incoerente. Afirma que tem como prioridade, ampliar as vagas no município, se isso fosse possível seria maravilhoso, mas como construir mais escolas se a Secretaria de Educação não está dando conta nem das que existem hoje. Não seria mais sensato equipar, assessorar e fazer funcionar bem, as já existentes, para depois pensar em ampliar?

População, este secretário é de gabinete, não visita as escolas e ainda quer acabar com as coisas boas que as escolas têm. Ele nem sabe o que se passa em cada escola, pois atua entre 04 paredes e se comunica com os gestores através da mídia. Isso é uma vergonha.

AVALIAÇÃO – Avaliamos esses 04 meses de gestão do Secretário Jonas como o pior de todos os tempos, nunca se teve um Secretário de Educação que só quer aparecer e não se preocupa com o bem estar dos estudantes e das escolas.

É UM GRANDE EQUIVOCO: quando o secretário diz que a situação financeira (salários) dos servidores está quase 100% resolvida, por que os salários estão saindo incorretos e muitos ainda não receberam desde fevereiro. A tristeza tomou conta dos profissionais da educação e isso pode ocasionar conseqüências na prestação do serviço, será que este Secretário tem algum sentimento de humanidade dentro de si?

Queremos deixar bem claro aqui que se tem greve decretada para o dia 13/05, NÓS NÃO PRETENDEMOS ADERIR e decidimos isso por nós mesmos, analisando que a educação está vivendo um momento crítico com esse Secretário à frente da pasta, a nossa decisão foi tomada na escola, junto aos servidores que acreditam não ser o momento, NÃO FOI PARA ATENDER A VONTADE DO SECRETÁRIO JONAS, pode até ser que toda essa afronta do Secretário aos servidores nos faça mudar de idéia, mas...

Cadê a bancada do PT, nós sempre tivermos uma forte admiração por este partido por que representa os trabalhadores e sempre teve pessoas sérias na liderança. Vocês não estão vendo o que este gestor, está fazendo na Secretaria de Educação de Várzea Grande? Está sujando a reputação do PT e automaticamente prejudicando o trabalho do Dr. Wallace, vamos tomar uma atitude, por que não substituí-lo por uma pessoa capaz?.

O PT tem condições de ajudar a moralizar o município de Várzea Grande, podemos partir de uma breve reflexão: Será que temos em todas as escolas de Várzea Grande gestores, desonestos, corruptos e incompetentes?

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760