26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2012, 19:00 - A | A

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2012, 19h:00 - A | A

Primeira mão

Treze vereadores que votam no peemedebista à Presidência da Câmara de VG já estão confinados em local secreto desde domingo (30)

Os 13 vereadores que apoiam o peemedebista Waldir Bento – o Dr. Waldir – já deixaram o município, neste domingo (30.12), e retornarão à Várzea Grande apenas no dia da eleição e da posse.

por Thaiza Assunção/VG Notícias

Como já é tradição a briga acirrada pela Presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Várzea Grande - e o receio de traição de algum membro do grupo que supostamente está em vantagem – os parlamentares várzea-grandenses saem da cidade - próximos ao pleito e ficam confinados em um local secreto até o dia da votação.

Desta vez não será diferente. Os 13 vereadores que apoiam o peemedebista Waldir Bento – o Dr. Waldir – já deixaram o município, neste domingo (30.12), e retornarão à Várzea Grande apenas no dia da eleição e da posse.

Dentre os 13, estão os parlamentares do DEM e do PSD, que mesmo sob a ameaça de perder o mandato em seus respectivos partidos por infidelidade partidária – caso descumpram a resolução editada pelos dirigentes do PSD e do DEM – enquadrando-os para votarem em Wanderley Cerqueira – eles acompanharam o peemedebista e continuam “batendo o pé” que não voltarão atrás na decisão.

Primeiro foi o diretório do PSD, que decidiu enquadrar os vereadores reeleitos Antonio Gonçalo Pedroso de Barros – o Maninho de Barros (PSD), Chico Curvo (PSD) e Pedro Paulo – popular Pedrinho (PSD), com perda de mandato se não apoiarem Cerqueira.

Após entendimento com Wanderley Cerqueira, o “cacique” do DEM, senador Jaime Campos até destituiu o diretório municipal, colocando o publicitário Paulo Leite como presidente da executiva provisória e determinou por meio de uma resolução o enquadramento dos três vereadores democratas, João Tertuliano – conhecido como “Joãozito”, Leonardo Mayer e Valdemir Bernadino – popular Nana, para não apoiarem o Dr. Waldir. Paulo Leite concedeu entrevista a um veículo de comunicação da Capital, colocando o DEM como oposição ao prefeito eleito, Walace Guimarães.

No entanto, nos bastidores políticos de Várzea Grande, o comentário é que a articulação do DEM não passa de “jogo de cena” e que tudo estava acertado nos bastidores para que os parlamentares do DEM estivessem livres para escolher em quem votar. Somente após a escolha do novo presidente da mesa diretora que será por meio de votação aberta – é que haverá possibilidade de tirar conclusões sobre a seriedade da resolução. Mesmo porque, os suplentes das duas siglas estão confiantes que tanto o DEM quanto o PSD irão tomar atitudes severas aos “infiéis” para que eles assumam suas respectivas vagas na Casa de Leis.

Segundo o peemedebista, a composição da Mesa ficará como presidente, Waldir Bento da Costa - PMDB, 1º Vice - presidente - Leonardo Norberto Carneiro Mayer - DEM, 2º  Vice - Presidente  -  Pedro Paulo Tolares - PSD, 1º Secretário - Antonio Gonçalo Pedroso Maninho de Barros - PSD, 2º Secretário - Joaquim Antunes de Souza - PMDB. Confira abaixo documento assinado pelos parlamentares confinados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760