26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2012, 10:16 - A | A

Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2012, 10h:16 - A | A

Retrospetiva 2012: PSB na cabeça nas eleições municipais

As eleições municipais deste ano foram marcadas pela ascensão do PSB - aliado histórico do PT.

Jornal do Brasil

 

As eleições municipais deste ano foram marcadas pela ascensão do PSB - aliado histórico do PT, que se firmou como possível sigla na disputa pela presidência em 2014 -, pela vitória do PT em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, e a diminuição de prestígio de grandes partidos como o PSDB e o PMDB. Em 2012, a disputa eleitoral ocorreu em meio ao julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), que aparentemente não teve grande influência nos resultados.

Apontado como o grande vitorioso das eleições de 2012, o PSB, liderado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aumentou em 42% o número de cidades governadas pela sigla em relação a 2008.

Os socialistas protagonizaram duras derrotas ao PT no Nordeste, historicamente um reduto petista. Em Recife e Fortaleza, o PSB obteve vitórias com Geraldo Júlio e Roberto Claudio, respectivamente. Na capital pernambucana, há oito anos governada pelo PT, o cenário foi decidido no primeiro turno. Outra boa vitória dos socialistas foi a reeleição de Márcio Lacerda, em Belo Horizonte.

A influência exercida por Eduardo Campos foi determinante para o sucesso socialista, o que o levou a ser considerado uma possível alternativa para suceder a presidente Dilma Rousseff pós-2014.

Apesar de perder em alguns de seus tradicionais redutos, o PT foi o partido que recebeu o maior número de votos absolutos no país. Isso, graças à vitória de Fernando Haddad no maior colégio eleitoral do Brasil, São Paulo.

Desacreditado no início da campanha, o petista, fielmente apoiado pelo ex-presidente Lula, virou o jogo contra seus principais adversários - o tucano José Serra e Celso Russomanno (PRB) - e venceu no segundo turno. A vitória de Haddad representou, segundo os próprios petistas, a renovação do quadro de candidatos do partido, após a polêmica do mensalão.

PSDB e PMDB perderam espaço

Enquanto o PSB e o PT conseguiram aumentar o número de cidades governadas, PSDB e PMDB diminuíram seu poder de influência. No caso tucano, houve uma redução de 11% em relação a 2008, enquanto os peemedebistas perderam 14%. Ainda assim, PSDB e PMDB são as siglas que governam o maior número de cidades no país.

A reeleição em primeiro turno de Eduardo Paes (PMDB), no Rio de Janeiro, e a vitória dos tucanos Artur Neto (em Manaus) e Zenaldo Coutinho (em Belém), no entanto, foram fatos positivos para as legendas.

O DEM também saiu enfraquecido das eleições 2012. Houve redução de 44% nas cidades governadas pelo partido em relação ao último pleito.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760