26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012, 10:31 - A | A

Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012, 10h:31 - A | A

Segurança Pública

Mato Grosso é destaque em qualidade de dados estatísticos

Para o secretário Adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara, ter uma estatística de qualidade é importante para elaborar o planejamento estratégico de segurança pública adequado para a realidade do estado.

Sesp-MT

 

Mato Grosso foi apontado como um dos 15 estados com melhor qualidade de dados estatísticos e alimentação do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinespjc), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado neste mês.

Além de Mato Grosso também foram eleitos o estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Para o secretário Adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara, ter uma estatística de qualidade é importante para elaborar o planejamento estratégico de segurança pública adequado para a realidade do estado. “Quando possuímos um dado real, bem coletado e definido, podemos fazer um planejamento estratégico de atuação de segurança pública adequado, evitando gastos desnecessários e fazendo com que o resultado seja mais eficaz”.

Conforme Massao, a estatística de qualidade permite usar melhor os recursos disponíveis. “Antes, por exemplo, as rondas eram feitas de maneira aleatória. Hoje com um sistema estatístico real, nos organizamos de maneira estratégica, com rondas pontuais em locais onde há maior necessidade de reforço policial”.

Segundo a coordenadora de Estatística e Análise Criminal da Sesp, Tatiana Eloá Pilger, essa avaliação é importante porque demostra que os dados em Mato Grosso são confiáveis. Ainda segundo Tatiana, os critérios estatísticos ajudam o gestor a definir como atuar e investir em segurança pública.

Além de trabalhar com os dados estatísticos, atualmente a coordenadoria de Estatística da Sesp também realiza a análise criminal, que permite entender melhor o fenômeno do crime. “A análise criminal reúne os dados criminais com outras informações como socioeconômico, educacionais e saúde publica. Essas informações ajudam entender melhor a razão do crime”, disse Tatiana.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760