12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012, 09:02 - A | A

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012, 09h:02 - A | A

Secopa e Universidade de Cuiabá buscam parceria na área de engenharia

Secopa e Universidade de Cuiabá buscam parceria na área de engenharia

Assessoria/Secopa-MT

 

Compartilhar informações, trocar experiências, disponibilizar ações envolvendo teoria e prática. Com essas propostas, a Secopa e a Universidade de Cuiabá buscam uma parceria nas obras para a Copa do Mundo de 2014 na Capital.

Durante reunião na segunda-feira (22.10) na Secopa e visita ao Campus da Universidade nesta terça-feira (23), os gestores puderam observar as instalações dos laboratórios, discutir as carências do mercado de trabalho e a melhor forma de oportunizar a atuação dos estudantes de engenharia da construção civil, elétrica, e de produção no legado existente com a construção de uma nova Cuiabá para o mundial da Fifa em 2014.

Na visita do secretário da Secopa Maurício Guimarães, do secretário-adjunto de infraestrutura Marcelo de Oliveira e de parte do corpo de técnicos da Secopa, foi definido que a secretaria poderá utilizar os laboratórios da Universidade no Campus da Unic Barão. Em contrapartida, os estudantes da universidade poderão desenvolver a parte prática nas mais de 30 obras em execução para a Copa do Mundo.

“Essa parceria busca unir necessidades funcionais desta secretaria de Governo com as da instituição de ensino. Temos trincheiras, viadutos e obras espalhadas por toda a cidade que são referências nacionais. Ainda podemos estender os estudos à construção do Veículo Leve Sobre Trilhos, o primeiro da América Latina”, comentou o secretário Maurício Guimarães.

Especialista na área de Engenharia e Arquitetura, o secretário adjunto da Secopa Marcelo de Oliveira, explicou a importância da utilização dos laboratórios na construção civil e a oportunidade dos alunos conhecerem mais de perto as áreas de atuação profissional.

“Podemos auxiliar na parte prática e o desenvolvimento fora da sala de aula. Temos uma demanda de estudos na área de engenharia nas mais diversas obras da Copa. Com o intuito de desenvolver as medições, os ensaios e testes, propomos um intercâmbio de atuações entre Secopa e a Universidade de Cuiabá”, finalizou o secretário.

Para Evaldo Rosa, pró-reitor administrativo da Universidade de Cuiabá, a parceria é um projeto que poderá auxiliar muito no desenvolvimento dos estudantes e relata que o importante é oferecer aos alunos as mais diversas formas de conhecimento. “Temos uma estrutura desenvolvida e pronta para ser utilizada. A Copa do Mundo gera um legado importante para Cuiabá e servirá para auxiliar os estudantes da Unic. Para a universidade, a vivência prática é um investimento na boa formação acadêmica”, concluiu o gestor.

Na próxima semana, uma comissão de engenheiros da Secopa e corpo docente da Universidade se reunirão para discutir mais detalhes desta parceria e analisar as melhores formas de assegurar mais um legado da Copa em Mato Grosso.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760