26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Sexta-feira, 05 de Outubro de 2012, 09:05 - A | A

Sexta-feira, 05 de Outubro de 2012, 09h:05 - A | A

“Postão” é a primeira unidade de saúde de Mato Grosso a ganhar sistema digital para facilitar atendimento em geral dos usuários do SUS

por João Ribeiro/VG Notícias

 

O  Complexo de Saúde “Lola Paz Verddugues” - novo Postão, foi a primeira unidade de Mato Grosso a ganhar um sistema digital de atendimento aos usuários, com o objetivo de reduzir as filas de espera dos pacientes em busca de consultas, exames e ainda, podendo fazer um melhor acompanhamento dos usuários por parte dos médicos.

O secretário municipal de Saúde, Marcos José da Silva, em entrevista ao VG Notícias, explicou como vai funcionar o software.

"A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da nossa Secretaria, lançou o sistema que vai acoplar um agendamento de consultas, prazos, faturamento e por fim, a arrecadação. Várzea Grande fatura e arrecada muito pouco com o Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo um prejuízo financeiro para o município. Como nós temos "n" serviços, estamos ampliando o faturamento e com esse sistema, vamos melhorar nossa condição. Podendo fazer um relatório de estatística, melhorando muito na tomada de decisão, perante ao Ministério da Saúde, o nível e a segurança das nossas informações", explicou.

Marcos José ainda destacou que a aposta da Prefeitura é usar essa tecnologia para melhorar a qualidade da mão-de-obra do serviço oferecido, para que o usuário reduza o tempo de espera em filas de atendimentos, passando a ter uma segurança muito maior, dando mais praticidade ao atendimento dos serviços do SUS, podendo em breve acompanhar todo o processo pelo site da Prefeitura.

De acordo com o secretário, os usuários do SUS em Várzea Grande vão ter o primeiro cartão magnético, podendo se consultar em qualquer lugar do Brasil. Ao passar o cartão, o médico vai ter um histórico do paciente - onde irá informar qual a sua nacionalidade, o número de vezes que foi atendido e outras informações, facilitando o diagnóstico.

“O Cartão do SUS vai fazer com que o paciente se consulte em qualquer lugar do Brasil. Quando for fazer a consulta, o médico vai poder saber de onde ele (paciente) é, e quantas vezes foi atendido, trazendo uma eficiência em relação ao tipo de especialidade necessário. Com isso vai nos dar uma condição gerencial econômica no sentido que vamos poder aplicar melhor o recurso que temos”, destacou.

Segundo o secretário, com o tempo o sistema vai ser ampliado também para outras unidades como, o Pronto-Socorro e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760