26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Segunda-feira, 24 de Setembro de 2012, 11:16 - A | A

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2012, 11h:16 - A | A

Setor da Saúde vira bandeira de embate político entre candidatos a prefeitos de Cuiabá e VG

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

As eleições municipais deste ano, vêm se tornando um jogo de empurra, empurra entres os postulantes à prefeitura de Cuiabá e de Várzea Grande. Um dos setores mais abordados entre os candidatos é a Saúde - gerando uma verdadeira “guerra” política entre eles.

Em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Adolfo Grassi (PPL), procurador Mauro (PSOL) e Carlos Brito (PSD), vem criticando duramente a gestão de Silval Barbosa (PMDB) que tem como candidato aliado o vereador Lúdio Cabral (PT).  Os candidatos abordam com bastante ênfase a falta de repasse para Saúde na Capital, que está gerando todo o “caos” no setor na cidade.

Outro ponto bastante questionado é a privatização do serviço, para as Organizações Sociais de Saúde (OSS). Os candidatos pontuam que a administração das unidades de Saúde, feitas pelas organizações sociais, não resolve o problema do setor e que isso pode causar mais transtornos para a sociedade, usando sucessivamente como exemplo a privatização da Sanecap na Capital – que trouxe uma tarifa mais alta e dificuldade de comunicação entre empresa e usuário que busca tentar resolver questão de atendimento do serviço.

Lúdio por sua vez, se defende dizendo que sempre lutou pela não aplicação do sistema no município e que quando firmou aliança com o PMDB de Silval, foi um dos primeiros assuntos abordados entre eles, a não privatização da Saúde em Cuiabá.

Do outro lado da ponte, em Várzea Grande, este assunto vem sendo motivo de embates entre os candidatos Walace Guimarães (PMDB) e Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD).

Zaeli diz que um dos grandes culpados pelo “caos” da Saúde de Várzea Grande é o governo do Estado, que deixou de passar cerca de R$ 6 milhões para o setor. Com isso, a cidade chegou a ficar sem medicamentos e com pouca estrutura para atender a sociedade várzea-grandense e pessoas de outros municípios que buscam atendimento – já que o Pronto-Socorro municipal é o único hospital do Estado que atende de portas abertas.

Enquanto Zaeli critica e cobra o Estado, Walace - que é da base do governador -, vem adotando discurso contrário. Ele afirma que o Estado tem verba para investir na área, mas de acordo com ele, falta interesse do prefeito em buscá-la. “O prefeito tem que sair da sua cadeira e buscar os recursos que foram destinados para a Saúde de Várzea Grande. O dinheiro está na Secretaria de Saúde do Estado, ele tem que correr atrás para promover às melhorias que a população clama”, enfatiza o peemedebista.

Os outros candidatos, Lucimar Campos (DEM), Edson Ribeiro (PPL) e Milton Dantas (Psol) também vêm criticando o serviço na cidade, as criticas são direcionadas ao governo do Estado e à gestão atual - do prefeito e candidato a reeleição “Tião da Zaeli”.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760