26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 08 de Agosto de 2012, 09:30 - A | A

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2012, 09h:30 - A | A

Congresso

Júlio manifesta voto de louvor a cientista que cria primeira vacina contra a esquistossomose

Assessoria

 

O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) manifestou voto de louvor em Plenário à cientista brasileira, professora e médica infectologista Miriam Tendler, que recentemente venceu o desafio de criar a primeira vacina com tecnologia 100% brasileira contra a esquistossomose, doença crônica que atinge mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

“Essa cientista, do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, fez um trabalho magnífico e conseguiu agora vencer tendo sucesso na construção dessa vacina que vai beneficiar principalmente as camadas mais pobres deste país. Portanto, os meus cumprimentos a essa grande mulher brasileira que colabora com a medicina do país e do mundo”, afirmou Júlio Campos.

Segundo o parlamentar, a médica obteve sucesso após dedicar-se 30 anos a esta pesquisa, com o advento ela entrou para a história mundial, com a primeira vacina para erradicar uma doença parasitária, que abrirá caminho para combater outras doenças provocadas por vermes (helmintos).

Tendler sempre encarou a doença esquistossomose como um desafio a ser vencido. A eficácia da vacina já foi comprovada em humanos, conforme pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz.

A doença é a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano, ela é característica de regiões sem saneamento básico, em regiões mais pobres. De acordo com o parlamentar, o Brasil ainda é um alvo de risco para a doença tendo em vista que 55% dos municípios do país ainda não tem rede de esgoto.

A doença é transmitida pelas fezes do caramujo hospedeiro, que vivem em lagos, represas e em correntezas de águas fraca. As larvas deste caramujo penetra a pele das pessoas mesmo sem cortes, e caso de infecção a pessoa ao defecar as larvas saem em suas fezes, que volta a contaminar locais e outras pessoas. A doença no início pode ser assintomática, mas em uma fase mais aguda a pessoa sente coceiras, febre, diarreia, náuseas e dores de cabeça.

Outro sintoma comum é a barriga grande, aquelas crianças que tem a barriga crescida demais. Em estágio mais agudo ela pode desencadear vários outras doenças e problemas como: hepatopatia (doença do fígado); Artralgia,  dores associada a uma ou mais articulações do corpo; Esplenomegalia (consiste no aumento do volume do baço), entre outros agravantes.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760