26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Segunda-feira, 02 de Julho de 2012, 13:50 - A | A

Segunda-feira, 02 de Julho de 2012, 13h:50 - A | A

Cuiabá terá seis candidatos disputando à sucessão de Chico Galindo

A definição final deve sair somente nesta quinta (05), quando todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores devem ser homologadas perante a Justiça Eleitoral.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Após muitas especulações, recuos de candidaturas no penúltimo dia, neste último sábado (30.06) a população cuiabana, finalmente conheceu que são os candidatos que devem concorrer à Prefeitura da Capital.

As eleições municipais em Cuiabá, para ser o sucessor de Francisco Galindo (PTB), conta com seis nomes, o do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), o ex-secretário de Comunicação da Capital, Carlos Brito (PSD), o vereador Lúdio Cabral (PT), o empresário Mauro Mendes (PSB), o procurador Mauro (PSOL) e o sindicalista Adolfo Grassi (PPL).

Guilherme Maluf que vinha há um ano trabalhando a viabilização de sua candidatura ao Palácio Alencastro, oficializou a sua vontade de disputar o pleito deixando para trás todas as especulações de um possível recuo e apoio ao DEM. Para ser vice em sua chapa, Maluf deixou a vaga à disposição dos democratas, que por sua vez, indicou o nome do presidente da sigla municipal, Leonardo Leão. Porém, segundo pessoas ligadas aos tucanos, Maluf não anunciou Leão como seu vice, devido ao fato que a legenda estava avaliando o nome do democrata, mais entre o fim do dia de hoje e amanhã já deve anunciar ele ou outro nome que o DEM indicar para compor a chapa.

Carlos Brito, que em um primeiro momento não cogitava a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Cuiabá, pelo fato que é amigo de Galindo e que figurava buscar a reeleição, mudou de idéia pelo fato da recusa do prefeito na disputa do pleito, Brito entrou no páreo e vai concorrer a Palácio Alencastro. Ele ainda não definiu o seu vice, mais deve anunciar ainda hoje.

O PT era um dos que já havia definido a sua candidatura própria, a do vereador Lúdio Cabral. Mas, algumas pessoas ligadas à sigla disseram que a indicação de Lúdio provocou desgaste no partido, o que gerou dificuldade na questão das alianças. Entretanto, houve uma reviravolta no cenário político e o PMDB que já havia anunciada que lançaria uma candidatura própria, mas nos bastidores “brigava” com PR e PDT para ser o vice de Mauro Mendes, mudou de idéia e entrou na chapa com petista e lançou o advogado Francisco Faiad como vice de Lúdio.

O homem mais concorrido destas eleições municipais para a Prefeitura de Cuiabá, sem dúvida foi o empresário Mauro Mendes. Antes mesmo de oficializar sua candidatura tinha o PR, PDT e PMDB brigando para ser o vice.

Com isso gerou certos ciúmes em siglas que mantinha aliança com o socialista, neste caso o PDT, que ameaçou romper com Mendes e desfazer o movimento “Mato Grosso Muito Mais”, que tinha ainda o PPS.

No PR houve um desgaste interno, tudo por que dois nomes configuravam para ser o vice do empresário, o vereador Francisco Vuolo e o deputado João Malheiros, que no final deu Malheiros.

Após tantas brigas e em meio a “tapas e beijos”, PR e PDT aliaram-se a Mendes que terá como seu candidato a vice-prefeito o deputado João Malheiros.

O quinto candidato a concorrer ao Palácio Alencastro é o procurador da Fazenda Nacional, Mauro Lara do Psol que já havia em 2008, disputado o pleito eleitoral. Apesar de que alguns correligionários defendiam o nome de Marcos Magno, que disputou, sem sucesso, o Governo em 2010, mas Magno resolveu disputar vaga na Câmara.

Quem vai ser o vice do procurador, será José Roberto Freitas Cavalcante, que foi vice de Marcos Magno de 2010.

Já o PPL lançou o sindicalista Adolfo Grassi e a presidente do bairro, Jardim Araça, Cleusa Tomasine, como vice.

Lembrando que a definição final deve sair somente nesta quinta-feira (05.07), quando todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores devem ser homologadas perante a Justiça Eleitoral.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760