16 de Julho de 2025
16 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
16 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Sábado, 27 de Janeiro de 2024, 11:20 - A | A

Sábado, 27 de Janeiro de 2024, 11h:20 - A | A

questão de segurança

PGR recomenda punição a policiais que não usarem câmeras em fardas

O documento também sugere que a implementação do uso de câmeras corporais seja obrigatória

Carlos Oliveira/VGN

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou nesta sexta-feira (26.01) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) uma recomendação para que seja criada uma punição para policiais que se recusem a usar câmeras corporais em suas fardas.

As propostas foram enviadas pela Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do Ministério Público Federal (MPF), A recomendação da PGR faz parte do processo de consulta pública sobre o uso de câmeras corpora que foi aberto pelo Ministério da Justiça, O prazo para participar da consulta se encerrou nesta sexta (26).

Segundo a PGR, o texto encaminhado sugere ajustes de redação na minuta submetida à consulta pública e acréscimo de cláusulas. Uma das sugestões propõe que "portaria incorpore dispositivo que preveja a responsabilização funcional pelo não-uso das câmeras corporais ou seu uso em desconformidade com os regulamentos".

Além disso, o documento também sugere que a implementação do uso de câmeras corporais seja obrigatória e que os registros das câmeras sejam armazenados por um prazo minimo de 90 dias.

O uso das câmeras corporais vem sendo discutido simultaneamente por vários órgãos federais. Na última sexta-feira (19.01), o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) - que é vinculado ao Ministério da Justiça - aprovou uma recomendação para que agentes de segurança pública e privada usem cameras corporais e seus uniformes.

Leia Mais: Conselho Nacional aprova uso de câmeras corporais pelas polícias

No início do ano, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli - que está de saída da pasta - disse que o governo publicará as diretrizes nacionais para o uso de câmeras corporais pelas polícias do Brasil.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760